Demoday Corredores Digitais 2025 celebra inovação e empreendedorismo no Ceará
Startups das Jornadas Bora Criar, Bora Crescer e Bora Impactar são destaque pela inovação e impacto social trazidos por suas soluções
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) realizou no final de fevereiro, o Demoday Corredores Digitais 2025 reuniu startups, investidores e especialistas do mercado no Auditório do TecUnifor e na FIEC. O evento marcou o encerramento das jornadas Bora Criar, Bora Crescer e Bora Impactar, que fomentam o desenvolvimento de soluções inovadoras e modelos de negócios escaláveis.
As 15 startups finalistas das três jornadas apresentaram seus pitches para uma banca de potenciais investidores e parceiros estratégicos.
Durante o evento, Sandra Monteiro, titular da Secitece, destacou a relevância das jornadas para o ecossistema de inovação do estado. “O Demoday não só celebra os resultados das startups participantes, mas, sobretudo, fortalece uma cultura empreendedora no Ceará. Ao fomentar ideias inovadoras e apoiar o desenvolvimento de startups por meio do programa Corredores Digitais, trazemos resultados sociais e econômicos para o estado. Esses novos negócios criam empregos, aumentam o faturamento local e contribuem significativamente para o PIB cearense. Além disso, o impacto social é inegável, pois muitas dessas soluções atendem demandas reais da nossa população”.
Essa visão foi compartilhada por Edjanio Cortez, representante do Banco do Nordeste, um dos apoiadores do evento. “É gratificante ver o nível de maturidade dessas startups e o impacto que podem gerar na economia local. Como instituição de desenvolvimento, o BNB tem orgulho de apoiar o crescimento desses negócios inovadores que trazem valor ao mercado e à sociedade.”
O evento também trouxe visibilidade às três startups que se destacaram em suas respectivas jornadas, recebendo visibilidade e oportunidades de networking estratégico. Na jornada Bora Criar, a startup 4education, plataforma educacional interativa com quizzes e desafios alinhados ao currículo escolar, conquistou o primeiro lugar. Já a segunda colocação ficou com a plataforma Sued, que busca evitar desperdícios na produção de merenda escolar com ferramentas avançadas de controle. O “Pesca direta”, aplicativo que conecta pescadores a restaurantes, eliminando intermediários e garantindo preços justos, obteve o terceiro lugar na premiação.
Na jornada Bora Impactar, o destaque foi para iniciativas com foco em impacto socioambiental. Em 1º lugar ficou a Ebpsa, uma solução de educação socioambiental que atua na mitigação de passivos ambientais e influência políticas públicas com impacto positivo. O 2º lugar foi da Saboaria Ecológica, uma startup que transforma óleo saturado em sabão ecológico, gerando impacto ambiental positivo e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.O 3º lugar foi daEcocycle, uma plataforma tecnológica que converte resíduos descartados em créditos tributários, incentivando a economia circular e a sustentabilidade.
O Demoday da jornada Bora Crescer ocorreu no dia 20, na FIEC. A Informarket, startup que oferece monitoramento de ofertas e precificação automática para varejistas, em tempo real, ganhou a primeira colocação. A C2tic, uma solução baseada em inteligência artificial que avalia a eficiência de escolas públicas por meio da análise de dados, levou o segundo lugar e a I Health, uma plataforma de TelePsicologia que oferece atendimento virtual seguro e gerenciamento completo do histórico de consultas, o terceiro.
Para Catini Rodrigues, CEO, da Infomarketing, vencedora da jornada bora Crescer, foi um momento emocionante: “Participar dos Corredores Digitais foi essencial para a transformação do nosso modelo de negócios. A jornada proporcionou um aprendizado imenso e conectou nossa equipe a um ecossistema de inovação poderoso. Estamos prontos para levar a Infomarketing a novos patamares.”