De vantagens a segurança: Sindipostos-CE esclarece dúvidas sobre uso do gás natural veicular

Cada vez mais condutores de automóveis estão optando pelo uso do Gás Natural Veicular (GNV), principalmente os motoristas por aplicativo. Além do seu uso como combustível para carros, o GNV também pode ser usado como gerador de calor para residências, em usinas termelétricas, substituto do gás de cozinha e até para matéria-prima para fertilizantes. O Antônio José, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, respondeu aos principais questionamentos dos consumidores sobre o uso do GNV.

 

Como deve ser o cilindro de GNV?

Pelo gás natural ser muito leve, precisa ser comprimido e armazenado em cilindros de aço com 8mm de espessura, sem soldas ou emendas e de alta resistência. Muito importante o selo do Inmetro para certificar que o cilindro passou por rigorosos testes e que está nas normas técnicas.

 

Como é feita a instalação no automóvel?

Na maioria dos casos, o cilindro fica no porta-malas do veículo, mas em alguns modelos pode ficar também na parte inferior. Para maior segurança, o sistema que é instalado é composto por cilindros e componente, como sistema de ventilação, redutores de pressão e válvulas de alívio e de excesso de fluxo.

 

Quais cuidados precisa ter na conversão?

Primeiro, a pessoa que pretende fazer a conversão no veículo precisa ir em uma oficina homologada pelo Inmetro. Para garantir isso, ela pode exigir a nota fiscal, laudo de certificação do cilindro e atestado da qualidade do instalador. Além do Certificado de Registro de Instalador (CRI), que é emitido pelo próprio Inmetro para fazer a conversão. É possível conferir no site inmetro.gov.br as empresas registradas no órgão.

 

O GNV é considerado seguro?

Por ser muito leve, o gás natural se dissipa no ar rapidamente quando ocorre vazamentos e como o ponto de ebulição é a mais de 600ºC, o risco de incêndios e explosões é reduzido. O cilindro conta também com um dispositivo de segurança que fecha as válvulas automaticamente, minimizando vazamentos. As normas de segurança para a conversão e uso do GNV são feitas com um rigoroso controle se comparado às normas de outros itens do veículo.

 

Quais as vantagens do GNV?

O GNV é optado pelo rendimento maior, o menor preço e menor desgaste no motor. Além disso, atualmente, existem políticas governamentais incentivando a adoção nas frotas de transporte coletivo, para ajudar na melhora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. No Ceará, tivemos a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) disponibilizando um crédito de R$ 2.000,00 para 175 donos de veículos instalarem o kit GNV novo em novembro do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar