Curso gratuito para capacitar cuidadores de idosos abre nova turma em Fortaleza

Programa é oferecido pela Central Nacional Unimed em parceria com o Senac. Inscrições estão abertas e vão até 18 de outubro.

Rio de Janeiro, outubro de 2019 – Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que os idosos representam atualmente 10% da população brasileira. Em dez anos, estaremos próximos dos 40 milhões de idosos, ultrapassando o contingente de jovens e, em 2050, a população acima dos 60 anos será o dobro do número de crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Ao mesmo tempo que isso requer um olhar atento sobre o futuro, significa também mais oportunidades na área de saúde, fazendo emergir profissões como a de cuidador de idosos.

Atenta a esse cenário e tendo a promoção da saúde na terceira idade como um dos principais pilares de seu negócio, a Central Nacional Unimed oferece, desde 2014, cursos gratuitos para a formação de cuidadores em diversas cidades. Nesse ano, a cooperativa se aliou ao Senac para ampliar a estrutura física do curso e levá-lo para mais cidades, como em Fortaleza – que agora recebe agora a segunda turma do programa. As inscrições já estão abertas e vão até 18 de outubro.

“O curso se insere no programa Unimed Ativa, que tem como principal objetivo garantir mais qualidade de vida na velhice. Foi um caminho para tornar os cuidadores mais bem capacitados para atender as diversas demandas de seus pacientes”, afirma Kátia Okumura, superintendente de Comunicação, Eventos e Sustentabilidade da cooperativa.

As aulas da nova turma em Fortaleza terão início no dia 26 de outubro, com um cronograma de oito semanas que será dividido em aulas presenciais e ensino a distância, incluindo videoaula.

História de uma cuidadora formada

Ana Leda, 57 anos, moradora do Rio de Janeiro, mudou de carreira depois que fez o curso. Por duas décadas ela foi promotora de vendas de cosméticos, até que resolveu se tornar cuidadora de idosos. A mudança foi motivada pelo despreparo que sentiu ao cuidar de sua mãe idosa — que adoeceu, junto com o irmão. Quando ela soube do curso da Central Nacional Unimed, em parceria com o Senac, pela sua prima, não teve dúvidas e se inscreveu. A prima a incentivou a fazer o curso devido à qualidade do ensino e à qualificação.

O curso permitiu que Ana Leda tivesse contato tanto com informações mais básicas e rotineiras — como cuidados com a higiene e dieta do paciente –, quanto com as doenças mais comuns que acometem os idosos. Depois de formada, se sentiu segura para seguir o novo caminho profissional. No momento, ela está cuidando de duas pessoas idosas, uma cadeirante e a outra com sobrepeso.  Segundo Ana, o curso ajudou a lidar com situações difíceis de forma prática.

As vídeos-aulas e as aulas presenciais foram fundamentais para o preparo necessário na profissão e segurança. Além disso, a receptividade e o desenvolvimento que a instrutora proporcionou a fez acreditar ainda mais na vocação e na qualidade que a prima dela tinha afirmado.

O caso de Ana Leda se soma aos milhares no país. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o número de profissionais da área saltou de 5.263, em 2017, para 34.051, nesse ano. Trata-se de um mercado em franca expansão.

Cuidando de Quem Cuida

Cuidadores são submetidos a um alto nível de sobrecarga e stress, especialmente quando exercem a função informalmente, ou seja, sem remuneração. Segundo pesquisas de Matthew A. Anderson, professor de sociologia da Universidade Baylor (EUA), cerca de 40% dos cuidadores informais estudados destinavam 10 horas de seu dia para cuidar de idosos. Além disso, mais de metade relatou que essa responsabilidade impactava de forma moderada ou grave sua rotina, muitos têm que pedir licenças no trabalho para poder se dedicar integralmente ao papel de cuidador, por exemplo.

“O cuidado com o idoso vai muito além do atendimento médico propriamente dito. Temos que levar em consideração uma série de fatores. A dinâmica familiar e o bem-estar do cuidador são alguns deles”, afirma Abrão Nohra, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed.

Locais do curso

Além de Fortaleza, os cursos são realizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Cascavel, Ijuí, Goiânia, Curvelo, Salvador, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, São Luís, Vitória e São Paulo.

Os conteúdos são técnicos, com o endosso do Senac. O curso oferece a vivência com a interação de idosos e seus familiares. A carga horária é 80 horas-aula, dividida em 20 horas de aula presencial (três aulas) e 60 horas em EAD. A duração do curso é de oito semanas ao todo. As primeiras turmas começaram em março e, até julho, 334 profissionais já concluíram o curso.

Os interessados devem ser inscrever perlo link: https://www.centralnacionalunimed.com.br/unimedativa

 Fique atento à data:

Cidade Início das aulas Inscrições
Fortaleza 26/10/2019 27/09 a 18/10

Sobre a Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa

Adriana David / Jaqueline Cortes

Central Nacional Unimed
11 3330-3828 ou 11 3330-3830

cnuimprensa@inpresspni.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar