Conheça os tipos de aparelhos dentários invisíveis
Para manter um tratamento discreto e mais confortável, a aposta são os aparelhos ortodônticos invisíveis
Quando o assunto é um sorriso bonito e saudável, a melhor opção para quem não quer passar pelo desconforto usual de um tratamento ortodôntico é o aparelho invisível. O que muita gente não sabe é que, como os aparelhos fixos, ele ajuda nas movimentações na arcada dentária, corrigindo desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, alinha o encaixe do maxilar com a mandíbula sem prejudicar a aparência facial, além de facilitar o processo de escovação.
Os ajustes, nestes casos, não são dolorosos e a manutenção é com maior espaçamento. “O uso do aparelho invisível não exige, geralmente, a necessidade de uma escova específica para remover restos de alimento da estrutura e manter a saúde bucal em dia. No entanto, o paciente deve dar uma maior atenção a áreas próximas aos bráquetes e à gengiva, nas quais a placa bacteriana costuma se depositar”, explica o Dr. Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo.
Para quem deseja fazer as correções necessárias na dentição de forma mais discreta, é necessário entender as diferenças entre os tipos de aparelhos ortodônticos dessa linha. Confira abaixo quais são os modelos existentes:
1. Aparelho ortodôntico: O primeiro da lista é o aparelho ortodôntico. O tratamento exerce uma pressão sobre a arcada dentária para realizar a movimentação dos dentes. “O dispositivo é muito similar ao aparelho fixo tradicional, mas é fabricado com materiais translúcidos, gerando um menor impacto à estética facial do paciente”, explica Dr Paulo Zahr.
2. Aparelho lingual: Diferentemente do primeiro, que é fabricado com materiais translúcidos, o aparelho lingual é um dispositivo fixado atrás dos dentes. Isso explica porque a estrutura requer a fixação de peças permanentes na superfície posterior da dentição, agindo no alinhamento dental de maneira similar ao aparelho metálico tradicional.
3. Alinhadores transparentes: Para finalizar, os alinhadores transparentes são uma espécie de placa removível fabricada sob medida para o paciente, que deve colocar o material sobre os dentes. “Atuando na movimentação dentária, as moldeiras têm, em média, 0,75 mm de espessura, aspecto que torna o tratamento bastante confortável”, finaliza o presidente da rede.