Congresso Brasileiro do Quadril debate o uso da tecnologia para aprimorar os resultados nas cirurgias

Durante os quatro dias de evento, alguns dos maiores nomes de especialistas em cirurgia do quadril nacional e internacional participam de um debate científico sobre os avanços da especialidade

A cidade de Gramado (RS) vai sediar a 20ª edição do Congresso Brasileiro do Quadril. O evento será realizado de 20 a 23 de setembro de 2023, no Wish Serrano Convention Gramado, no Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de evento, alguns dos maiores nomes de especialistas em cirurgia do quadril nacional e internacional participam de um debate científico sobre os avanços da especialidade.

O médico especialista em cirurgia do quadril e presidente da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), Marco Pedroni, explica que patologias no quadril têm se tornado uma preocupação crescente no Brasil, afetando milhares de pessoas e impactando significativamente sua qualidade de vida. 

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, mais de 8 mil pacientes estão na fila de espera para realizar a cirurgia da artroplastia de quadril pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesma cirurgia pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá realizar no próximo mês, o que demonstra a urgência de ações para enfrentar essa questão de saúde pública. O número de pacientes que aguardam cirurgia pode ser ainda maior, já que somente 16 estados brasileiros informaram os dados ao Ministério da Saúde, são eles: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Marlon Delgado da Silva, 32 anos, foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total do lado esquerdo do quadril. Silva relata que sentia dores e limitações ao caminhar e que agora, após o procedimento cirúrgico, não sente mais dor no local. A cirurgia devolveu sua autonomia de se locomover sem sentir mais dores. “A cirurgia foi um verdadeiro marco na minha recuperação, é libertador não sentir mais dor ao caminhar.”, afirmou o paciente. 

Nesse sentido, o XX CBQ 2023 pretende integrar o pensamento científico e os diversos agentes transformadores para ir além das doenças do quadril. De acordo com Pedroni, essa é uma edição especial, não só por toda a sua grandiosidade, mas porque irá receber convidados internacionais, especialistas do Brasil inteiro e as melhores empresas do segmento para falar da evolução da especialidade.

“Entre os congressistas, destaque para o quadro de associados da SBQ, com mais de 700 nomes que se identificam pelo comprometimento com a ciência e a busca permanente pela superação”, enfatiza. 

A programação conta com apresentações de trabalhos científicos e discussões dos temas como: Artroplastia Total de Quadril, Revisão de Artroplastia do Quadril, Cirurgia Preservadora, Trauma de Pelve e Acetábulo, Trauma de Fêmur Proximal, Medicina Regenerativa e Robótica e contará com mais de 150 membros da sociedade participando da grade científica, segundo Osvaldo Pires, diretor científico da SBQ. 

Para o médico Carlos Roberto Galia, Presidente do XX CBQ 2023, o evento tece uma rede de conhecimento, que move e conecta o universo da saúde. Além disso, haverá a prova prática do Exame para obtenção de título de associado aspirante da SBQ (TAA-SBQ).

“Nesse novo contexto, planejamos um congresso ainda mais plural e vibrante, com uma programação global, grandes conferencistas nacionais e internacionais, além da presença expressiva do público em clima de celebração,” afirma Galia. 

Desafios enfrentados pelo sistema de saúde

O número alarmante de mais de 8 mil pessoas na fila de espera para cirurgias de substituição do quadril pelo SUS destaca os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro na oferta de tratamentos efetivos e acessíveis para a artrose no quadril. A escassez de recursos e infraestrutura adequada, além do crescente envelhecimento da população, deu início ao aumento da demanda por esse tipo de cirurgia.

As autoridades de saúde devem concentrar esforços na implementação de políticas que reduzam o tempo de espera para cirurgias e melhorem o acesso a tratamento especializado para artrose no quadril. Investir em programas de prevenção, educação e conscientização sobre a doença também é essencial para mitigar o impacto dessa condição na vida dos brasileiros.

Sobre a SBQ

A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) é a entidade que zela pelos médicos especialistas em quadril. A SBQ é constituída por membros atuantes na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, especificamente em Cirurgia de Quadril. Tem como responsabilidade estatutária congregar Ortopedistas que exerçam Cirurgia de Quadril, difundir a especialidade por todo o território nacional e melhorar a qualidade técnica de seus membros associados. Além disso, a SBQ promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro do Quadril, o maior evento da especialidade médica ortopedista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar