Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Como firmar parcerias seguras entre startups e empresas do agro

Especialista em compliance apresenta na Digital Agro 2022, evento da cooperativa Frísia, como uma boa gestão pode ajudar nas associações. Escolha de parceiros, mentoria e exemplos de acordos similares são essenciais em projetos de inovação no setor.

O processo de digitalização de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio segue cada vez mais acelerado com o crescimento das empresas de tecnologias (startups), processo que se intensificou nos últimos dois anos. De acordo com a Embrapa, o número de startups no agro aumentou 40% em 2021 em relação ao ano anterior. A parceria entre empresas e cooperativas ligadas ao agro com ecossistemas de inovação tem se acentuado e gerado benefícios para ambas. Porém, muitas dúvidas surgem na hora de uma cooperação.

Patrícia Mendlowicz, advogada e sócia responsável pelas áreas de inovação e marketing no Martinelli Advogados, explica que o ideal é firmar acordos com parceiros estratégicos, que funcionam como uma espécie de mentor de conexões, utilizando a experiência de operações similares para reduzir a margem de erro e acelerar o alcance de resultados.

“O essencial é se cercar de parceiros que tenham experiência e estejam inseridos no ecossistema de inovação para que possam orientar e auxiliar naquilo que for necessário. Outro ponto fundamental é ter clareza sobre o que efetivamente se espera e se quer com o projeto e/ou processo para que não haja problemas no meio do caminho”, pontua Patrícia.

Cultura

Clarissa Grecellé, advogada especialista em compliance do Martinelli, aponta que por meio das boas práticas de gestão e governança, as empresas do agronegócio garantem mais segurança. “A cultura era algo repetido internamente. As empresas viram no compliance uma forma de tornar isso transparente para o mercado”.

Com a criação do Selo Mais Integridade pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Clarissa acredita que a aplicação do compliance, principalmente em relação à sinergia entre organizações do agronegócio e as startups, será cada vez mais comum, independente do tamanho da organização.Como forma de explicar essas ações diretamente para o produtor, Clarissa será uma das palestrantes da Digital Agro 2022, evento promovido pela cooperativa Frísia que acontece entre os dias 12 e 14 de julho no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR). O evento, que contará com a participação e apoio do Martinelli Advogados, é um movimento que, segundo Clarissa, mostra essa transformação da nova economia baseada em inovação e tecnologia.

A Digital Agro 2022 terá quatro temas principais: “Novas tecnologias e biotecnologias”, que abordará ferramentas e plataformas que intensificam a produção; “Soluções sustentáveis”; “Alimentos do futuro e o futuro dos alimentos”, sobre como será a alimentação e o comportamento do consumidor nos próximos anos; e “Inovação na prática: investimento, startups e cases”, que foca na inovação como uma necessidade para as empresas atenderem as demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.