Como as inovações tecnológicas podem nos tornar mais humanos?

Debate sobre essa questão está no livro do professor e pesquisador do Inatel, Antonio Marcos Alberti, sobre impactos das tecnologias na sociedade

Todos os dias, a todo momento, uma tecnologia impacta nossas vidas. Facilidades que há poucos anos não imaginávamos serem possíveis hoje já estão presentes no nosso dia a dia, e o que está por vir é ainda mais transformador. Você já pensou sobre os impactos dessas inovações trazem para a sociedade? E como será o futuro? Como as inovações tecnológicas podem nos tornar mais humanos? Este é o tema do livro Novos Renascimentos, escrito pelo professor e pesquisador do Inatel, Antonio Marcos Alberti. “A motivação para escrever o livro veio em 2018, após a participação do ICT Lab Inatel no evento HackTown, Festival de Inovação e Criatividade que reúne centenas de pessoas em Santa Rita do Sapucaí. Foram tantas as perguntas dos visitantes sobre os impactos das tecnologias que estamos desenvolvendo no laboratório, que animei de escrever”, contou o professor.

O livro traz os impactos da convergência de mais de uma centena de tecnologias e faz um diagnóstico amplo e profundo das transformações digitais, sociais, culturais, sistêmicas, criativas e colaborativas que já estamos vivenciando. O objetivo é entender como a evolução tecnológica acelerada afeta os indivíduos, famílias, organizações, cidades, nações e humanidade, explorando quais são os desafios que as novas tecnologias trazem para os modelos estabelecidos.

Alberti fez a análise de várias áreas, como energia, matéria, biologia, computação e tecnologias de informação e comunicações, incluindo IoT, 5G, 6G e Internet; a relação entre o físico e o virtual com gêmeos digitais e a programabilidade do físico; o mundo virtual, incluindo os Metaversos; a Internet do futuro; as tecnologias de consenso, imutabilidade e monetização digital; e a inteligência artificial. Discute o futuro do trabalho e do dinheiro, novas economias e organizações, trabalho em rede, minimalismo e hack life, imersão total, gameficação, medicina regenerativa e transhumanismo, autoconsciência, aprimoramento humano e cocriação com máquinas.

Apesar de assuntos técnicos, o livro é multidisciplinar e voltado para todos os públicos. Explora possíveis caminhos para mudanças efetivas a partir da integração de ciência, tecnologia, arte e filosofia. O livro está disponível na versão digital no site da Amazon e a impressa está em pré-venda neste link. Em breve, a obra estará disponível na Biblioteca do Inatel.

Mais sobre o autor

Antonio Marcos Alberti é engenheiro, professor, coordenador do Information and Communications Technologies (ICT) Laboratory do Inatel e programador C/C++. É doutor em Eletrônica e Telecomunicações pela Unicamp e pós-doutor pelo Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coréia do Sul. Autor de mais de 100 artigos científicos. Já ministrou mais de 80 palestras sobre tecnologia e suas disrupções. Pai da arquitetura convergente de informação NovaGenesis, contribuiu para documento de requisitos para Internet do Futuro na Coréia do Sul e para a arquitetura do Projeto Brasil 6G.

Sobre o Inatel:

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais. Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil. Mais informações: www.inatel.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar