Comércio cearense deve movimentar R$206 milhões em vendas no Dia das Crianças

Vestuário ganha destaque na data e comércio online tem se tornado mais atrativo para compradores

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é a terceira data comemorativa que mais movimenta a economia varejista do país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com as estimativas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o mercado brasileiro de brinquedos deve faturar R$ 9 bilhões apenas em 2023, um crescimento de 7% em comparação ao ano anterior.

A pesquisa indica que o Ceará deve movimentar cerca de R$ 206 milhões durante a data comemorativa em vendas de brinquedos, vestuários, produtos eletrônicos e livros. Além disso, o Ceará é destaque como o estado com maior crescimento regional em relação à data no ano de 2022, com uma taxa de 7,7%.

Para o consultor de empresas Wosley Nogueira, “o Ceará tem se consolidado como um importante polo econômico principalmente no Nordeste, mas com relevância a nível nacional. Estados como São Paulo e Minas Gerais terão um alto volume de vendas durante essa data, mas é um número estável, enquanto os índices do Ceará apontam para um crescimento gradativo e acelerado”.

Os dados divulgados destacam que o setor de vestuários e calçados corresponde a cerca de 33% do valor projetado para a movimentação econômica no Dia das Crianças, o equivalente a R$ 2,8 bilhões, enquanto eletroeletrônicos e brinquedos correspondem a 25% ou R$ 2,13 bilhões.

Wosley nogueira salienta a importância dos empreendedores ficarem atentos às tendências do mercado e adaptarem suas mercadorias às demandas do público alvo, para que possam se beneficiar de datas como o Dia das Crianças: “Os brinquedos ainda são os mais buscados nesse dia, mas outros segmentos como o de vestuário e calçados também são amplamente considerados por pais e avós durante a data.”

Comércio eletrônico tem alta movimentação na data

Com o avanço da tecnologia e os recursos pós-pandemia, os comércios online se tornaram uma preferência da população, que tem evitado cada vez mais as lojas físicas. O levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o faturamento do e-commerce chegue à marca de R$ 5,95 bilhões em 12 de outubro, considerando os 14 dias que antecedem a data comemorativa, um crescimento de 8,18% em comparação ao mesmo período de 2022.

O consultor de negócios Wosley Nogueira comenta que a adaptação dos empreendimentos para vendas online é fundamental para estar presente no mercado de forma competitiva. “O e-commerce se tornou parte da vida dos brasileiros, com descontos cada vez mais atrativos e a possibilidade de comprar sem sair de casa, evitando filas e demais problemas, então é essencial que os comércios estejam presentes também nesse ambiente”, conclui.

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