Com novas tecnologias e convênios, Embrapa fortalece parceria com setor produtivo na Expointer

Evento contou com a assinatura de parcerias público-privadas e com o marco inicial da segunda fase do Balde Cheio no RS
Com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente da Embrapa, Celso Moretti, aconteceu nesta quinta-feira (29/08) o evento oficial de lançamento de tecnologias e assinatura de convênios da Embrapa e parceiros na 42ª edição da Expointer. A solenidade aconteceu no espaço da Embrapa localizado no Pavilhão Internacional, junto ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e Incra, e contou com grande participação de produtores rurais e representantes de instituições públicas e privadas.

Na solenidade foram entregues à sociedade seis novas tecnologias: Campo Limpo +, máquina usada para controle do capim-annoni; milho Farináceo Branco BRS 015; Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford; livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde; e Sumários de touros da Associação Nacional de Criadores (ANC) e da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

O marco inicial da segunda fase do programa Balde Cheio no Rio Grande do Sul e as assinaturas de oito parcerias público-privadas foram também destaques da cerimônia.

Em seu discurso, a ministra Tereza Cristina falou sobre a velocidade das mudanças que ocorrem na agropecuária, e a importância da Embrapa estar à frente dessas mudanças, “como sempre esteve”, disse. “Esses acordos que foram assinados aqui hoje nos gratificam muito, pois a Embrapa cumpre seu papel de aproximação com a classe produtora, e podem ter certeza, o futuro da Embrapa será brilhante”, completou.

Conforme o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a empresa comprova, mais uma vez, que está alinhada com os interesses do setor produtivo, entregando tecnologias e firmando parcerias que vão fazer a diferença para os produtores, no campo, e consequentemente para toda a sociedade brasileira. “Estamos entregando hoje diversas tecnologias e assinando parcerias com instituições públicas e privadas, buscando a aproximação cada vez maior com o setor produtivo, para cumprir nossa missão de levar soluções tecnológicas para o agro brasileiro”, destacou.

A Expointer, considerada a maior feira agropecuária da América Latina, ocorre até o dia 1º de setembro de 2019, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Participam dessa edição da Expointer as Unidades Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Marco Inicial

Durante a solenidade de lançamentos, também foi anunciado o marco inicial da segunda fase do Balde Cheio no RS. Com foco na bovinocultura de leite, o programa é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, com uso de tecnologias adaptadas às propriedades, visando a evolução dos índices técnicos e econômicos.

Em 2019, a Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com diversas instituições e com os produtores, lançam a segunda fase de atividades do programa no Rio Grande do Sul. O município de Alegrete foi o primeiro a retomar o Balde Cheio no Estado, e já conta com sete Unidades Demonstrativas do projeto instaladas.

Antes do evento, mais um acordo para a área do leite foi firmado. Em ato que também contou com a presença da ministra e do governador do RS, Eduardo Leite, foi assinada a parceria entre Embrapa e LFDA para desenvolvimento do programa “Leite Seguro: Segurança, Qualidade e Integridade de Leite e Produtos Lácteos Sul-Brasileiros para Alimentação Saudável e Proteção ao Consumidor”.

O projeto obteve financiamento de R$ 30,5 milhões, por meio de processo seletivo competitivo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e permitirá, inicialmente, importantes avanços estruturais e estratégicos para a região Sul, maior produtora de leite do País, incluindo ferramentas, métodos e protocolos na fronteira do conhecimento para aprimorar a segurança, qualidade e integridade do leite, protegendo o consumidor e promovendo a competitividade do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar