Com aumento de vendas e ganho de market share, faturamento anual do Assaí ultrapassa R$ 70 milhões

Os resultados financeiros do atacadista referentes a 2023 foram divulgados ao mercado nesta quarta-feira (21) e reforçam a assertividade e resiliência do modelo de negócio

Loja do Assaí inaugurada em Fortaleza, no Ceará, em outubro de 2023. Ampliação de presença no País se refletiu em ganho de market share ao longo do ano. Crédito: Divulgação Assaí

 

Fortaleza, fevereiro de 2024 – O Assaí Atacadista registrou faturamento anual de R$ 72,8 bilhões em 2023, o que representou um incremento de R$13 bilhões, e alta de 22%, em relação ao ano anterior. Somente no 4T23, foram mais de R$ 20 bilhões em receita (+15,6% vs 4T22).

 

A empresa segue ganhando market share e registrou avanço de 2,0 p.p. no ano – resultado da performance das lojas existentes e pelo seu plano de expansão, com destaque para as conversões dos hipermercados, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada. As unidades convertidas, por exemplo, vendem mais de 3x do que quando operavam no formato anterior.

 

Ao longo do ano, o Assaí realizou a abertura de 27 lojas, o que totalizou 288 unidades em funcionamento em todo o Brasil e ampliou a sua presença com a inauguração da sua primeira loja no Estado do Espírito Santo, na cidade de Serra, além das primeiras lojas nos municípios de Mossoró (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Olinda (PE). A rede avançou ainda na implementação de serviços nas lojas e na estratégia Phygital, sendo o app Meu Assaí um dos Top 5 aplicativos do varejo com maior crescimento de downloads no Brasil e 12 milhões de clientes cadastrados(as) em 8 meses de operação desde o seu lançamento.

 

Avanços em ESG

Ao longo do ano, o Assaí também registrou uma queda de 10% das emissões nos escopos 1 e 2 no comparativo com 2022, em linha com sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030.

 

O Assaí também reforçou o seu papel como marca empregadora ao atingir mais de 80 mil colaboradores(as) e continuou os seus esforços em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Com 43,5% de negros e 25% de mulheres em cargos de liderança e 5,4% do quadro de colaboradores(as) composto por pessoas com deficiência, o atacadista fechou o ano com a conquista dos selos Women on Board (WOB) – que reconhece empresas com a presença de pelo menos duas mulheres no Conselho Administrativo – e o Age Friendly, destinado às organizações consideradas como as melhores empresas para profissionais 50+ trabalharem, além de ser o  único varejista alimentar a integrar a carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar