Com a chegada do verão, as idas aos postos de combustíveis podem ficar mais frequentes; entenda o motivo

Você sabia que nos dias quentes de verão, a gasolina do carro estacionado ao sol e com o tanque na reserva tem tendência a evaporar? Da mesma forma, um tanque muito cheio também é prejudicial para a saúde financeira do motorista, já que quanto mais pesado o carro estiver, mais gasolina ele vai precisar gastar para se locomover. Para sanar de vez as dúvidas, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará, Sindipostos-CE, explica como economizar nessa época do ano.

 

O ar condicionado pode ser um fator determinante na economia da gasolina. A orientação principal para os condutores é não dirigir com os vidros abertos e o ar ligado, e nunca colocar o resfriamento no máximo. Também não é aconselhável desligar o ar em rodovias e ir com os vidros abertos em dias quentes, já que a turbulência do ar entrando no veículo faz o motor ter que se esforçar mais para manter o carro em movimento, elevando o consumo.

 

“Abastecer o automóvel durante o período noturno ajuda a economizar combustível. Durante a noite há maior quantidade de oxigênio no mesmo volume de ar e quanto mais oxigênio se misturar com o combustível, maior será a eficiência do motor. Os combustíveis também evaporam menos nesse horário por causa da temperatura ambiente”, explica Antônio José, assessor de assuntos econômicos do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará, Sindipostos-CE.

 

Uma dica extra para os motoristas é sempre buscar abastecer em um posto de confiança, diminuindo assim os riscos de abastecer com combustível adulterado e prejudicar a funcionalidade do veículo. Preços muito abaixo da média do mercado devem ser um sinal de alerta para os consumidores. A gasolina acrescentada com solvente e etanol com adição de água afeta gravemente o motor e seu sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar