CNI avalia que a manutenção da Selic em 2% é necessária para a recuperação sustentada da economia
Compromisso com o teto dos gastos e o avanço das discussões sobre as reformas estruturais permitem ao Banco Central manter os juros baixos por um período mais prolongado de tempo
“A Selic em baixo patamar segue sendo necessária para a recuperação mais célere e sustentada da economia, uma vez que incentiva a demanda e reduz o custo do crédito”, avalia o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
De acordo com a CNI, as projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seguem abaixo das metas de inflação, definidas pelo Conselho Monetário Nacional, de 3,75% para 2021, e 3,50% para 2022, apesar da inflação ter acelerado recentemente, pressionada principalmente pelos preços de alimentos.
As decisões de política monetária têm sido tomadas considerando a preservação do regime fiscal. Desta forma, a CNI avalia que o compromisso de manutenção do teto dos gastos e o avanço das discussões em torno das reformas estruturais, tributária e administrativa, são essenciais para a continuidade da manutenção dos juros baixos pelo Copom por um período mais prolongado de tempo.