Cineclube Vila das Artes apresenta mostra sobre os documentaristas Eduardo Coutinho e João Moreira Salles

Sessão de abertura, nesta segunda-feira (04/11), às 17h,  contará com roda de conversa com João Moreira Salles

A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Audiovisual, realiza mostra especial com o tema “Acasos, memórias & destinos no documentário brasileiro: um encontro entre Eduardo Coutinho e João Moreira Salles”. Ao longo do mês de novembro, filmes dos dois realizadores irão compor a programação do Cineclube Vila das Artes, em sessões gratuitas e abertas ao público, sempre às segundas-feiras, às 18h.

Segundo a curadora Kamilla Medeiros, a mostra tem por objetivo incitar e fabular sobre o acaso como fio condutor nas obras dos cineastas João Moreira Salles e Eduardo Coutinho. “Os dois documentaristas partem do acaso como encontro com o mundo, seja a partir de entrevistas ou ensaios. Podemos, assim, nos lançar questões como quais as pontes de acesso que encontramos nos documentários; quais os acasos por trás das câmeras e microfones; e que memórias e afetos nos destinam (ou não) às escolhas numa ilha de montagem. A presente mostra nos propõe investigar, desconfiar, fabular e debater a partir dos filmes“, explica.

Proposta de curadoria vitoriosa na convocatória Telas Abertas, a mostra “Acasos, memórias & destinos no documentário brasileiro: um encontro entre Eduardo Coutinho e João Moreira Salles”exibirá em novembro os filmes “O Fim e o Princípio”, de Eduardo Coutinho (04/11); “Santiago”, de João Moreira Salles (11/11); “Um dia na vida”, de Eduardo Coutinho (18/11); e “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles (25/11).

Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Cinema em Trânsito

Na sessão de abertura, nesta segunda-feira (04/11), antes da exibição do filme “O Fim e o Princípio”, de Eduardo Coutinho, o evento contará com a presença do diretor João Moreira Salles para uma roda de conversa com o público, mediada pela curadora Kamilla Medeiros.

Diferente das outras sessões, que ocorrem na Casa de Formação da Vila das artesa atividade, que integra a programação do 31º Cinema em Trânsito, ocorrerá no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, equipamento também pertencente ao complexo cultural. Inscrições serão realizadas por ordem de chegada, mediante lotação do espaço.

Programação

04/11: O Fim e o Princípio (Direção: Eduardo Coutinho/ 2005 / Brasil / 110 min / Livre)

11/11: Santiago (Direção: João Moreira Salles / 2007 / Brasil / 80min / Livre)

18/11: Um dia na vida (Direção: Eduardo Coutinho / 2010 / Brasil / 96 min / Livre)

25/11: No Intenso Agora (Direção: João Moreira Salles / 2017 / Brasil / 120 min / 12 anos)

Serviço

Cineclube Vila das Artes – Mostra “Acasos, memórias & destinos no documentário brasileiro: um encontro entre Eduardo Coutinho e João Moreira Salles”

Data: Segundas-feiras (04, 11, 18 e 25/11)

Hora: 18h, exceto no dia 4/11 que iniciará às 17h com roda de conversa com João Moreira Salles

Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro), exceto no dia 4/11 que ocorrerá no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, nº 1632 – Centro).

Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar