Cidadãos protocolam 19 recomendações para gestão do lixo, na Prefeitura de Fortaleza

O documento é resultado de uma iniciativa da ONU que reuniu mais de 30 moradores para deliberar sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos na capital cearense

Foi protocolado no último dia 9 de dezembro (segunda-feira), na Prefeitura de Fortaleza, um documento contendo dezenove recomendações do Conselho Cidadão.

O grupo de moradores foi selecionado aleatoriamente na cidade para participar do projeto fruto da parceria entre a australiana NewDemocracy Foundation, o coletivo Delibera Brasil e a Prefeitura, dentro do programa “Democracia para além das eleições” patrocinado pelo Undef (Fundo das Nações Unidas pela Denocracia).

Entre as propostas apresentadas pelos conselheiros consta um projeto piloto de coleta seletiva porta a porta, serviço que hoje não é oferecido na cidade.

“A ideia do Conselho foi reunir as associações de catadores, a Prefeitura e a indústria de reciclagem para planejar o serviço, começando em dois bairros com características diferentes. Após essa primeira experiência o serviço se estenderia por toda a cidade”, conta Silvia Cervellini, coordenadora do coletivo Delibera Brasil. 

Outra proposta que chama a atenção é a criação de um conselho composto por diversas partes interessadas no acompanhamento das políticas de resíduos sólidos da cidade, inclusive de todas as ações propostas pelo Conselho Cidadão, com participação de representantes do mesmo.

“Estou muito feliz por ter participado desse projeto. Um belo dia veremos algumas de nossas ideias funcionando para o bem da população!”, afirma Fernando Antonio Barros de Oliveira, um dos membros do Conselho.

A devolutiva do prefeito Roberto Cláudio (PDT) ocorre em janeiro de 2020. O evento será público e contará com a presença dos membros do Conselho, das secretarias envolvidas; de Ian Walker, diretor da newDemocracy e equipe do Delibera Brasil.

Para demonstrar os benefícios das práticas da democracia deliberativa o Undef em parceria com a ONG australiana NewDemocracy ainda vão patrocinar projetos semelhantes ao de Fortaleza em duas outras cidades: uma na África e outra na Ásia. Fortaleza foi a primeira cidade do mundo a receber a iniciativa e a única latino-americana.

“A ideia aqui não é só buscarmos novas soluções para a gestão de resíduos sólidos, mas também novas maneiras de fazermos política, de uma forma mais direta e inovadora”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio em discurso no dia em que visitou o Conselho de Cidadãos de Fortaleza.

Sobre Delibera Brasil

Fundado em 2017, o coletivo Delibera Brasil é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que objetiva contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira, ao promover e viabilizar a deliberação cidadã. Essa nova forma de participação cidadã ajuda governos, lideranças políticas, movimentos, comunidades e coletividades a encaminharem decisões difíceis e complexas, com foco no bem comum.

Conselho Cidadão reunidos na última reunião que resultou no documento final protocolado na prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar