Centro de Divulgação do Islam para América Latina celebra Dia Nacional da Arábia Saudita em Brasília
No próximo dia 23 de setembro, o embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Bahitham, oferecerá um jantar em sua residência oficial em Brasília, em comemoração ao Dia Nacional da Arábia Saudita. O evento contará com a presença de embaixadores árabes, membros do Itamaraty, entre outros. O Centro de Divulgação do Islam para América Latina – Cdial – será representado pelo seu vice-presidente, Ziad Saifi e pelo seu secretário de Relações
Públicas, Wissam El Remch. Durante o evento serão respeitados todos os protocolos de distanciamento.
A história do Reino da Arábia Saudita começa em 23 de setembro de 1932, quando por decreto real do rei Abdul Aziz Ibn Saud, o reino dual do Hejaz e Najd com suas dependências, administrado desde 1927 como duas unidades separadas, foi unificado sob o nome de Reino da Arábia Saudita.
De acordo com últimos dados da Organização das Nações Unidas FazComex, a população da Arábia Saudita está estimada em 35 milhões de habitantes. As principais cidades da Arábia Saudita são Riade, Meca e Jeedah, este último sendo principal porto e antiga capital.
A Arábia Saudita é um importante mercado para o Brasil. Segundo ComexStat, as exportações para Arábia Saudita, de janeiro a agosto deste ano, renderam US$ 1,39 bilhão. 35% do valor vendido oriundo das exportações de carne de frango, sendo cerca de 50% halal, 21% são provenientes do açúcar e melaço, soja responsável por 12% das exportações, carne bovina por 8,3%, entre outros.
O PIB da Arábia Saudita dever chegar a US$ 790 bilhões de dólares até o final de 2021, de acordo com os modelos macro globais da Trading Economics. Em 2020, o PIB da Arábia Saudita foi de 701,47 bilhões de dólares americanos. O PIB da Arábia Saudita aumentou de 184,14 bilhões de dólares em 2001 para 701,47 bilhões de dólares em 2020, crescendo a uma taxa média anual de 8 %.
Atualmente, o país é regido pelo príncipe Mohammad bin Salman e tem como rei Salman bin Abdulaziz Al Saud.