Censo 2022 começa hoje em todo o país; no Ceará serão mais de 3 milhões de domicílios visitados

Resumo/destaques:
– Coleta do Censo Demográfico 2022 começa hoje nos 5.570 municípios do país. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contabilizados cerca de 215 milhões de pessoas.

– No Ceará, 7.348 recenseadores visitarão mais de 3 milhões de domicílios distribuídos nos 184 municípios. A expectativa é que sejam contados mais de 9 milhões de habitantes no estado.

– Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

– Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

– Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

O IBGE dá início nesta segunda-feira (1º) à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contabilizados cerca de 215 milhões de pessoas.

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.

No Ceará, 7.348 recenseadores visitarão mais de 3 milhões de domicílios distribuídos nos 184 municípios. A expectativa é que sejam contados mais de 9 milhões de habitantes no estado.

Diversas programações marcam o início do Censo 2022 no Ceará Para marcar a chegada deste momento tão importante, a Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE) está promovendo diversas ações de lançamento oficial da operação censitária no estado.

Na manhã do domingo (31), os servidores do Instituto estiveram reunidos no calçadão da Praia do Mucuripe, em Fortaleza, onde está localizada a estátua de Iracema, importante ponto turístico do Ceará. Uniformizados com o traje de recenseador, realizaram sensibilização junto ao público no local, com abordagem e distribuição de material de divulgação.

Hoje, segunda-feira (1º) pela manhã, o Superintendente da UE/CE Francisco Lopes, concederá entrevistas a diversos veículos de imprensa do estado, os quais também poderão fazer o acompanhamento do trabalho de coleta nos domicílios.

À tarde, mais uma ação será promovida, desta vez com os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Maria Moreira Campos, no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. Na ocasião, será realizada divulgação da operação censitária, além de distribuição de material e confraternização.

A dimensão do Censo Demográfico 2022
O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. Além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário robusto, que segue rigorosamente as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Censo de 2022 será o primeiro totalmente digital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados. Tudo isso com a garantia de proteção total das informações. Vale lembrar que, antes de iniciar as entrevistas nos domicílios, foi realizada a Pesquisa do Entorno, com coleta das informações sobre a infraestrutura das vias nos setores urbanos, fase já concluída.

Questionário básico leva 5 minutos para ser respondido
No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção daamostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente noDispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto,
pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. A solicitação do CPF visa melhorar a qualidade de cobertura da operação. Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet

Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone. A visita ao domicílio é imprescindível para que o recenseador possa captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

A partir daí, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Se escolher responder pela internet, o informante receberá um e-ticket, com validade de setedias.

A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGEterá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.

Os agentes do CAC responderão dúvidas em geral sobre o Censo, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante aprovação do morador, poderão preencher o questionário em entrevista. Essa autorização é concedida por meio de uma contrassenha, enviada por e-mail ou SMS, que permitirá ao agente do IBGE fazer o preenchimento.

Em caso de recusas ou ausência do morador, o IBGE tem uma estratégia de contingência. Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ou tentará o contato por telefone, quando houver essa informação no DMC. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

Depois que o recenseador encerra a coleta no setor censitário, o supervisor retornará nos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, contendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet.

Caso não haja resposta a esta última tentativa, o domicílio será posteriormente tratado estatisticamente.

Recenseadores estarão uniformizados e podem ser identificados pela internet ou telefone

Para ser recenseador do IBGE, após a aprovação no processo seletivo, é preciso ainda
fazer um treinamento específico, com etapas à distância e presencial. Só depois de

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar