Cearenses estão entre finalistas de concurso de inovação

Participantes da 12ª edição do Campus Mobile. Imagem: Divulgação

 

Soluções para a carcinicultura e saúde animal concorrem nas categoria de Green Tech & Agtech e de Saúde da 12ª edição do Campus Mobile
Estudantes de Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, são finalistas da 12ª edição do Campus Mobile com soluções que concorrem nas categorias de Green Tech & Agtec, que contempla projetos voltados para melhorar a vida dos habitantes em regiões rurais, e de Saúde, que considera iniciativas voltadas para a jornada do paciente, desde a prevenção até o desfecho clínico do diagnóstico médico. O concurso de inovação e empreendedorismo conta com patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Diego Oliveira, Ideilson do Nascimento e Larissa Diniz, compõem a equipe que apresenta o protótipo FrempiTech – Carcinicultura 4.0, sistema de acompanhamento da qualidade da água em tempo real para a realização da carcinicultura, atividade voltada para a produção e manejo de camarão. A iniciativa tem como objetivo melhorar o cultivo, qualidade da água e facilitar o agrupamento das informações por meio da digitalização dos dados.

Participantes da 12ª edição do Campus Mobile. Imagem: Divulgação

Diego Oliveira, formado em Engenharia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), descreveu a experiência no Campus Mobile como de extrema importância. “Principalmente pela oportunidade de nos conectarmos com outros acadêmicos, embaixadores do programa e profissionais da área”, justifica.

 

Representando o estado na categoria de Saúde, estão Ana Júlia Pereira Magalhães Borges e Davi Ricardo Barros de Campos, com o protótipo PetNatú, um aplicativo desenvolvido para a personalização da alimentação natural de animais de companhia. A idealização do aplicativo surgiu com uma experiência pessoal de Davi, que tinha uma cadela de estimação que sofria de insuficiência renal crônica e necessitava de alimentação especial. Universitários de Computação e Medicina Veterinária, os jovens se juntaram ao estudante de Administração paraibano, Cleiton Gomes Silva, e decidiram desenvolver um aplicativo que promovesse a alimentação natural para cães e gatos, melhorando a qualidade da saúde do pet.

Participantes da 12ª edição do Campus Mobile. Imagem: Divulgação

O aplicativo, que agora está em fase de finalização, contará com dietas preparadas para o pet com base nas respostas do tutor sobre a saúde do animal, além de apresentar acesso a consultas com profissionais da área para acompanhamento. Ao participar da semana imersiva, em São Paulo, os estudantes puderam aperfeiçoar as funcionalidades do aplicativo, bem como alinhar perspectivas sobre o modelo de negócio e o mercado de trabalho com profissionais que já possuem aplicativos rodando.

Os projetos vencedores em cada uma das seis categorias, Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech, serão anunciados em maio. Os participantes responsáveis pelos aplicativos premiados serão contemplados com um valor em dinheiro para desenvolverem suas soluções e uma viagem de imersão para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.

 

SOBRE O CAMPUS MOBILE

Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto Claro.

 

SOBRE O LSI-TEC

A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar