Ceará tem cerca de 40 mil trabalhadores em condomínios

Zelar pela capacitação desses profissionais é fundamental para a boa gestão dos empreendimentos. Empresas do setor investem em treinamentos e acompanham o desempenho no dia a dia

 

De acordo com estimativas da Associação das Empresas Administradoras de Condomínios do Ceará (Adconce) e do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), existem hoje no estado entre 38 mil e 40 mil trabalhadores em condomínios. O número é relevante e, mais ainda, a tarefa diária desses profissionais, como cuidar da segurança e do bem-estar de moradores e frequentadores de condomínios residenciais e comerciais, importantes espaços urbanos de convivência, moradia e trabalho.

 

“A capacitação e o treinamento são condições indispensáveis para todas as profissões, e quando se trata dos funcionários de condomínio, isso ganha dimensão maior, porque eles lidam todos os dias com muitas famílias e pessoas das mais diversas faixas etárias. São funções estratégicas e de confiança”, comenta Marcus Melo, presidente da Adconce.

 

De acordo com o dirigente, um aspecto relevante a se considerar é o grande volume de investimentos realizados nas edificações e na sofisticação tecnológica presente em um empreendimento. “Porteiros, encarregados da segurança e de serviços gerais são pessoas da linha de frente da gestão do condomínio, e a qualidade da sua atuação precisa acompanhar esse contexto”, observa Marcus Melo.

 

Demanda

 

Para o presidente da Adconce, a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários começa na postura pessoal. “Boa aparência, tratamento cortês e conhecimento adequado sobre a função a ser desempenhada são essenciais para o bom funcionamento do condomínio. Isso pode ser notado desde a maneira como o funcionário atende um telefonema até como ele se esforça para resolver uma solicitação de um morador”, exemplifica Marcus Melo.

 

Para cumprir esses requisitos, os programas de treinamento trazem subsídios e fundamentos básicos, que devem ser exercidos no cotidiano. “Qualidades como simpatia, expressividade e noções de antecipação de riscos, que podem ser cada vez mais aprimoradas, são diferenciais na execução das tarefas de um funcionário de condomínio”, explica Marcus Melo.

 

Cuidados

 

Para evitar acontecimentos desagradáveis na contratação de funcionários, o primeiro ponto de atenção é verificar se a empresa que vai prestar o serviço qualifica bem os colaboradores, seja por meio de capacitações presenciais, workshops ou palestras. “Outro aspecto relevante é identificar se a empresa de terceirização está alinhada com o pensamento da gestão do condomínio, deixando claro quais são seus valores e sua visão de mercado”, alerta Marcus Melo.

 

“Tendo esses cuidados, os síndicos e os gestores de condomínios podem ter mais certeza de que estão prestando um bom serviço a quem mais necessita dele: os moradores”, completa Marcus Melo, presidente da Adconce.

 

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