Ceará e Portugal na música de Luciana Araújo

 
As pontes sentimentais entre Portugal e Brasil dão o sabor do novo disco da cantora e compositora Luciana Araújo. Luso-brasileira, vivendo em Lisboa, a artista divulga esta semana “Cumbuco”, primeiro single do disco “Saudade” (2019, Tratore), lançado no último mês.
 
Luciana é um dos novos nomes da Música Popular Brasileira (MPB) e chega ao segundo álbum de sua carreira, com arranjos e direção musical de Eduardo Holanda. A particularidade deste trabalho é a união da sanfona com a guitarra portuguesa, presente em quase todas as canções do álbum.
Escolhida como single de apresentação do novo disco, “Cumbuco” (Luciana Araújo / Eduardo Holanda) concentra a essência conceitual do álbum. A praia, que fica a cerca de 30 km de Fortaleza e foi o cenário de inspiração para a música.
A canção traz o som do mar do Cumbuco atravessado pela guitarra portuguesa de Luís Guerreiro, músico lusitano bastante ligado ao fado, tendo gravado e acompanhado cantoras como Mariza e Carminho. Da Alfama ao litoral cearense, a guitarra encontra a sanfona de Nonato Lima, contando ainda com Eduardo Holanda (violão), Thiago Almeida (teclado), Miquéias do Santos (baixo), Hoto Jr. (percussão) e Adriano Azevedo (bateria). 

Saudade

Nascida em Fortaleza, Luciana Araújo mudou-se em 2005 para São Paulo. Nos anos seguintes, viveu entre a capital paulista e Lisboa, até se estabelecer de vez, há três anos, na cidade lusitana pela segunda vez. “Sentir saudade do Ceará é natural para mim, já que eu sou de lá. Porém, hoje, quando estou no Brasil, eu também sinto saudade de Portugal”, destaca, sobre o sentimento. 

O disco “Saudade” foi gravado entre 2016 e 2018, nos estúdios Trilha, em Fortaleza, e Pimenta Preta e Atlântico Blue, em Lisboa. Reúne dez faixas, sendo oito autorais e duas releituras. Duas canções emblemáticas, uma lusa, “Jura” (Rui Veloso / Carlos Tê), outra brasileira, “Mucuripe” (Fagner / Belchior). Unir os dois universos musicais foi a ideia que levou ainda a convidar instrumentistas como o sanfoneiro Nonato Lima e os guitarristas de fado Luís Guerreiro e Bernardo Couto. 

Single

Cumbuco (Luciana Araújo / Eduardo Holanda)
Lançamento: Julho de 2019
Disponível em todas as plataformas digitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar