Caixa Cultural Fortaleza recebe Show da cantora amapaense Patrícia Bastos
Artista lança seu novo disco “Voz da Taba” com shows de 11 a 14 de janeiro A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a cantora amapaense Patrícia Bastos, com o espetáculo de lançamento do disco “Voz da Taba”. Este será o oitavo trabalho lançado pela artista e o terceiro com direção musical e arranjos de Dante Ozzetti, uma celebração a cultura amazônica. As apresentações acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro, de quinta a sábado, às 20 horas, e domingo às 19 horas.
O disco “Voz da Taba” completa a trilogia formada por Zulusa (2013) e Batom Bacaba (2016), ambos produzidos por Dante Ozzetti. Esses álbuns são formados por repertório, em sua maioria de compositores do Norte, que trabalham a linguagem dos ritmos amazônicos, especialmente do Amapá, como o batuque do Curiaú e o marabaixo. As letras contam o dia a dia das comunidades ribeirinhas, dos quilombos, a sua história e evolução, tratando também da influência dos povos originários. “Quando se fala em música da Amazônia, música da floresta, as pessoas já esperam algo alegre, festivo.
O que esse disco e o show trazem é isso, uma grande celebração. É colocar a flor no cabelo e fazer a saia rodar”, explica Patrícia Bastos. “A música desse disco é a que vem de barco pelo rio, é a música afro-indígena, é a cultura que nos foi trazida pelo povo africano, o batuque, o marabaixo, além da música da fronteira com a Guiana Francesa, como o zouk e o cacico”, conclui a cantora sobre esse trabalho mais dançante. Para Dante Ozzetti, “o show e o disco trazem o diálogo mais aprofundado com os povos originários do Amapá e os descendentes da diáspora africana instalados na região. A música do Caribe e também a influência da Guiana Francesa, tornam esse disco mais dançante. São ritmos como a soca, o cacico, o zouk, além de elementos do marabaixo e do batuque.”
A maioria das músicas foram compostas para o álbum, e muitas delas partiram do laboratório feito em longa viagem a Guiana Francesa e Suriname, por Dante, pelos compositores Enrico Di Micelli e Joaozinho Gomes, acompanhados por Patrícia Bastos. Sobre Patrícia Bastos: Desde o início da sua carreira, a macapaense Patrícia rompe os limites do seu estado, ou do seu país, para fazer o mundo ouvir a voz das florestas, dos quilombos, do batuque e do marabaixo, ritmos do Amapá. A artista herdou da mãe, Oneide Bastos, a paixão pela música. Conheceu o músico, compositor e arranjador Dante Ozzetti, que passou a produzir seus trabalhos, sempre valorizando a música amapaense, dando brilho e destaque aos ritmos de lá e criando pontes, entre os artistas e compositores amapaenses e os paulistas.
Em 2010, Patrícia lançou Eu sou Caboca. Ao longo de sua carreira, Patrícia recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural (2010), prêmio Pixinguinha FUNARTE (2009), 25° Prêmio da Música Brasileira (2014) nas categorias “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Álbum Regional” por seu CD “Zulusa”, além de ter sido indicada na categoria Revelação. Foi indicada ao 18° Grammy latino.
Serviço: [Música] Patrícia Bastos – Voz da Taba – Shows de lançamento
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Data: 11 a 14 de janeiro
Horários: quinta a sábado, às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia).
Início das vendas em 04/11
Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência