Boa Vista: endividamento cresce entre consumidores que não estão com o ‘nome sujo’

A pesquisa semestral e de abrangência nacional constatou queda no percentual de consumidores adimplentes que dizem não ter dívidas 

26 de agosto de 2019 – Saltou de 76% para 80% o nível de endividamento entre os consumidores adimplentes, ou seja, que não estão com o ‘nome sujo’, e dizem estar muito, mais ou menos ou um pouco endividados, na comparação entre o 1º semestre de 2018 e o 1º semestre de 2019, segundo pesquisa eletrônica realizada pela Boa Vista com cerca de dois mil entrevistados, em todo o território nacional.

Um pouco endividados
A sondagem da Boa Vista feita com consumidores que não estão inadimplentes constatou ainda um aumento de 45% para 47% no percentual dos respondentes que alegam estar um pouco endividados. E entre os consumidores que dizem não ter dívidas no momento houve uma queda de 24% para 20% na comparação entre os semestres.

Quando questionados se sentem dificuldade em pagar as contas e deixá-las em dia, o percentual de consumidores adimplentes se manteve estável. Foram 51% dos respondentes no 1º semestre de 2018 contra 50% no 1º semestre de 2019. 65% dos consumidores, de modo geral, entre adimplentes e inadimplentes, sentem dificuldade em pagar as contas e deixá-las em dia.

Comprometimento de renda 
O número de consumidores adimplentes que afirmou ter mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas se manteve estável na comparação entre os primeiros semestres de 2018 e 2019, com 52%. 31% afirmaram que o pagamento das dívidas compromete de 25% a 50% da renda, contra 30% no 1º semestre de 2018. Por fim, 17% dos consumidores disseram ter até 25% da renda comprometida, contra 18% no 1º semestre de 2018.

Metodologia
Pouco mais de 1.000 consumidores adimplentes responderam à pesquisa online realizada ao longo do 1º semestre de 2019 pela Boa Vista, em todo o território nacional. O estudo buscou identificar o grau de dificuldade para pagar as contas, medir o nível de endividamento e identificar como está o comprometimento da renda da família com o pagamento de dívidas. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

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