Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Boa Vista: endividamento cresce entre consumidores que não estão com o ‘nome sujo’

A pesquisa semestral e de abrangência nacional constatou queda no percentual de consumidores adimplentes que dizem não ter dívidas 

26 de agosto de 2019 – Saltou de 76% para 80% o nível de endividamento entre os consumidores adimplentes, ou seja, que não estão com o ‘nome sujo’, e dizem estar muito, mais ou menos ou um pouco endividados, na comparação entre o 1º semestre de 2018 e o 1º semestre de 2019, segundo pesquisa eletrônica realizada pela Boa Vista com cerca de dois mil entrevistados, em todo o território nacional.

Um pouco endividados
A sondagem da Boa Vista feita com consumidores que não estão inadimplentes constatou ainda um aumento de 45% para 47% no percentual dos respondentes que alegam estar um pouco endividados. E entre os consumidores que dizem não ter dívidas no momento houve uma queda de 24% para 20% na comparação entre os semestres.

Quando questionados se sentem dificuldade em pagar as contas e deixá-las em dia, o percentual de consumidores adimplentes se manteve estável. Foram 51% dos respondentes no 1º semestre de 2018 contra 50% no 1º semestre de 2019. 65% dos consumidores, de modo geral, entre adimplentes e inadimplentes, sentem dificuldade em pagar as contas e deixá-las em dia.

Comprometimento de renda 
O número de consumidores adimplentes que afirmou ter mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas se manteve estável na comparação entre os primeiros semestres de 2018 e 2019, com 52%. 31% afirmaram que o pagamento das dívidas compromete de 25% a 50% da renda, contra 30% no 1º semestre de 2018. Por fim, 17% dos consumidores disseram ter até 25% da renda comprometida, contra 18% no 1º semestre de 2018.

Metodologia
Pouco mais de 1.000 consumidores adimplentes responderam à pesquisa online realizada ao longo do 1º semestre de 2019 pela Boa Vista, em todo o território nacional. O estudo buscou identificar o grau de dificuldade para pagar as contas, medir o nível de endividamento e identificar como está o comprometimento da renda da família com o pagamento de dívidas. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.