Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Boa Vista: cai otimismo dos empresários em relação a investimentos, faturamento e demanda por crédito

A pesquisa, trimestral, também identificou que há uma expectativa de que a inadimplência dos negócios cresça, assim como o nível de endividamento 

17 de julho de 2019 – Depois de um 1º trimestre mais otimista para os negócios, os empresários brasileiros começam a olhar o cenário econômico com um pouco mais de cautela e preveem perspectivas menos animadoras para os próximos meses de 2019. Foi o que constatou a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita com pouco mais de mil empresários, em todo o país, ao longo do 2º trimestre.

Investimentos
De acordo com o levantamento, metade dos empresários está otimista e pretende realizar novos investimentos até o final de 2019. No entanto, na comparação o 1º trimestre deste ano, observou-se uma queda 12 pontos percentuais (de 62% para 50%) entre os respondentes que pretendem investir em seus próprios negócios no decorrer deste ano.

Dentre aqueles que farão investimentos em suas empresas, 56% aplicarão em tecnologia, 51% em novos produtos e serviços, e 45% em pessoal e força de trabalho. Com exceção dos investimentos previstos em tecnologia, que permaneceram estáveis aos informados na pesquisa do 1º Tri/19, os investimentos em novos produtos e serviços e em pessoal e força de trabalho sofreram queda no 2º Tri/19 (de 14p.p. e 8p.p., respectivamente).

Faturamento
58% dos empresários apontaram perspectivas de crescimento no faturamento até o final de 2019, 11p.p. inferir na comparação ao registrado no 1º trimestre de 2019. A imagem abaixo contém o detalhamento.

Inadimplência e endividamento
Na comparação entre o 1º e o 2º trimestre deste ano aumentou de 14% para 22% o percentual dos empresários que esperam crescimento na inadimplência nos negócios.

De acordo com a pesquisa da Boa Vista, 45% dos empresários acreditam que o nível de endividamento das empresas irá diminuir ao longo deste ano. Na comparação com o levantamento feito no 1º trimestre de 2019, o percentual permaneceu praticamente estável.

Para outros 28% o nível de endividamento continuará no mesmo patamar e para 13% apresentará crescimento em relação a 2018 (o percentual era de 21% no mesmo período do ano anterior).

Demanda por crédito
Ainda segundo os empresários entrevistados no 2º trimestre pela Boa Vista, 38% informaram que demandarão mais crédito neste ano de 2019, contra 41% no 1º Tri/19. Por outro lado, o percentual dos que não demandarão crédito aumentou de 45% para 52%.

Dentre os que demandarão mais crédito em 2019, 52% irão realizar novos investimentos. 33% terão como objetivo alavancar o capital de giro, e os outros 15% utilizarão os recursos para pagar credores, apontando um cenário mais positivo, uma vez que em 2018 este percentual era de 27%.

Ainda em relação aos 38% dos empresários que demandarão mais crédito em 2019, independente da finalidade do recurso, 42% deles esperam que ao contratar o crédito, as taxas de juros praticadas pelas Instituições Financeiras sejam menores em comparação ao ano anterior. Outros 26% acreditam que pagarão taxas superiores, contra 17% dos respondentes no 1º Tri/19.

O link a seguir contém o infográfico que ilustra de modo geral estes dados. Acesse!

Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – 2º Trimestre (evolutivo 2018 e 2019) buscou identificar a percepção dos empresários do ponto de vista econômico e as perspectivas para o ano de 2019. Para a sua realização foi usada a metodologia quantitativa com coleta de informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. O seu universo é representado cerca de mil empresas dos diferentes setores de Comércio (atacadista e varejista), Serviços (Instituições Financeiras e Construção Civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.