Belchior no cordel será tema de livro

O cantor e compositor Belchior segue vivo na história da Música Popular Brasileira e na memória afetiva de três gerações de fãs, mesmo depois de desaparecer de tudo e de todos, em 2008, e mesmo oito anos depois da sua morte. A imagem que se tem dele é uma construção social feita a muitas mãos, em diferentes fases de sua vida, e que vai muito além da figura do rapaz latino-americano tantas vezes reivindicada em suas canções.
O próprio Belchior tratou de construir a imagem de um rapaz pobre, sertanejo, que enfrentou adversidades com coragem e venceu, da estrela pop e do símbolo sexual, do artista plástico e intelectual, do rico e sofisticado de carros, roupas, vinhos e charutos importados. A mídia tradicional, com suas meias verdades, contribuiu com a construção do mito. E, num cantinho periférico, despercebida, a literatura de cordel também ajudou.
Em relação à vida de Belchior – origem, infância e juventude -, os folhetos romantizam Belchior. No que concerne à obra – reconhecimento do mercado, discografia e poética -, as poesias-reportagens “nordestinizam” o cantor, em detrimento da imagem de latino-americano. Com respeito à morte – sumiço, falecimento e pós-morte -, absolvem Belchior de qualquer pecado e o eternizam no céu simbólico da literatura de cordel.
Essa é a conclusão da pesquisa sobre Belchior na literatura de cordel realizada pelo jornalista Alberto Perdigão durante 2024 e que será apresentada em livro este ano. O pesquisador analisa o conteúdo de 19 folhetos de grandes poetas brasileiros publicados entre 2015 e 2024. “O livro trata da cordelização do Belchior, recriado como heroi nordestino e eternizado como santo pelos poetas-repórteres”, afirma o pesquisador.
A pesquisa é inédita e inovadora. O livro Belchior na Literatura de Cordel deverá entrar em pré-venda pela internet no dia 14 de fevereiro. O lançamento está previsto para 28 de março, em Fortaleza. Outros lançamentos estão sendo agendados para abril, mês de aniversário de morte de Belchior. Outros lançamentos e palestras sobre o tema podem ser agendados com o autor pelo telefone/WhatsApp (85) 99989-8639.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar