Auditores Fiscais Federais Agropecuários apreendem mais de 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no Paraná

Operação Westcida ocorreu em conjunto com outros órgãos e fiscalizou mais de 400 propriedades rurais no estado, aplicando R$ 1 milhão em multas

 

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) participaram de operação que apreendeu mais de 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no estado do Paraná. A Operação Westcida foi realizada entre 4 e 8 de novembro e teve como alvo a venda e uso de agrotóxicos contrabandeados vindos, principalmente, do Paraguai.

A ação dos Affas é essencial para a proteção da segurança alimentar brasileira e para o próprio agronegócio, já que o uso desses produtos ilegais – que não são fiscalizados – pode causar problemas à saúde e até destruir plantações. Sua aplicação pode causar ainda prejuízos para o comércio internacional, já que há legislações que impedem a importação de produtos agrícolas que receberam agrotóxicos clandestinos.

“Eu, como Affa, elaborei o plano de ação envolvendo todos os órgãos participantes da operação”, conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Marcelo Bressan. “O plano teve como fundamento a presença de Affas em todas as 24 equipes. Eles atuaram em conjunto com os demais membros na fiscalização de propriedades rurais, barreiras internacionais, comerciantes e outros pontos de interesse”, continua.

Foram apreendidos 6.197 quilos de agrotóxicos ilegais, nove pessoas foram presas em flagrante e a operação resultou em R$ 1 milhão em multas. No estado do Paraná, as equipes fiscalizaram 440 propriedades rurais, sendo que 10% delas utilizavam agrotóxicos clandestinos. O número, porém, pode ser bem maior, já que muitos produtores queimam as embalagens após o uso.

“A Operação Westcida focou nos agrotóxicos ilegais que vêm, basicamente, do Paraguai”, conta Bressa. “São produtos com rótulos estrangeiros, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, portanto, que não passaram por análises ambientais e sanitárias. São produtos que correm completamente por fora da fiscalização e do controle de qualidade e que podem causar prejuízo às lavouras e deixar resíduos no meio ambiente e nos alimentos”, finaliza.

Sobre os Auditores Fiscais Federais AgropecuáriosO Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar