ATO EM DEFESA DA SAÚDE DO POVO DE FORTALEZA

Data: 30.01.2023 – segunda-feira

Horário: às 8h30min

Local: em frente ao Posto de Saúde Anastácio Magalhães, localizado na Rua Delmiro de Farias, 1670 – Rodolfo Teófilo.

 

GRAVE CRISE SANITÁRIA -A população de Fortaleza enfrenta uma grave crise no atendimento à sua SAÚDE. A Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF, no ano passado, fechou o Hospital Gonzaguinha de Messejana, os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais Nossa Senhora da Conceição localizado no Conjunto Ceará e Gonzaguinha da Barra do Ceará.

SEM DIÁLOGO – Estas iniciativas foram adotadas sem diálogo nem comunicação ampla e prévia à população usuária. Convém esclarecer que, o Conselho Municipal de Saúde ao tomar conhecimento aprovou uma recomendação à PMF contrária a estas providências de fechamento.

ATENDIMENTO E ESTRUTURA FISÍCA  – Outros problemas são relacionados ao atendimento nos Postos de Saúde, desde a estrutura física das unidades incluído a falta de profissionais e medicamentos. Nesta semana (22 A 27.01.2023, em razão das chuvas foi noticiado, em veículos de comunicação local, a situação de goteiras, paredes mofadas, revestimentos estragados, árvores que caíram (no pátio do Posto de Saúde João XXIII), falta de profissionais de saúde, falta de medicamentos, etc. Além disso, tem ocorrido atraso no pagamento dos salários profissionais que são contratos às Organizações Sociais – OS, que prestam serviço à Prefeitura.

PREVINE BRASIL – As consequências deste descaso da administração municipal com o atendimento à saúde do povo de Fortaleza podem ser verificadas, por exemplo, no resultado da avaliação do Programa Previne Brasil referente ao 3º quadrimestre 2022, feita pelo Ministério da Saúde, no qual o município de Fortaleza fica 183ª posição, dentre os 184 municípios do Ceará.

PENÚLTIMO PIOR DESEMPENHO – A avaliação do Previne Brasil considera sete indicadores, compreendendo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus). Como podemos observar, são procedimentos de relevância clínica e epidemiológica para assegurar melhores condições de saúde das pessoas. Repetimos, Fortaleza teve no 3º quadrimestre de 2022 o penúltimo pior desempenho dentre os municípios de Fortaleza.

Iniciativa das seguintes entidades:

Pastoral Social da Paróquia São Raimundo Nonato de Fortaleza

Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará – SINPRECE.

Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará – SINTSEF.

Sindicato dos Trabalhadores Farmacêuticos do Ceará – SINFARCE.

Setorial de Saúde do PT Ceará.

Contatos:

! – Djacyr de Sousa – 85.987910871

2 – Otacílio Pascoal – 85.996120394

3 – Paulo Holanda – 85.987555506

4 – Vaumik Ribeiro – 85.981181313

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar