Assaí | Treinamentos digitais

Fortaleza, julho de 2020 – Em 2019, o Assaí Atacadista realizou mais de 2 milhões de horas de treinamento para seus mais de 35 mil colaboradores(as) distribuídos nas cinco regiões do País. No total, foram 141.566 participações em treinamentos, uma média de 59 horas de treinamento por colaborador(a).

A rede investiu mais de R$ 17 milhões em treinamentos, um aumento de mais de 50% na comparação com 2018. No ano passado, o Assaí inaugurou um número recorde de lojas (22) e parte desses treinamentos capacita novos colaboradores e promovidos a outras funções nas unidades inauguradas.

Como grande parte desses treinamentos era realizada presencialmente, com a rápida escalada da pandemia de Covid-19, a empresa precisou adaptar todo o seu escopo de treinamentos para o ambiente digital em menos de um mês. Para isso, a rede buscou parceiros com expertise em cursos on-line.

“Tínhamos o desafio de seguir treinando os nossos mais de 40 mil colaboradores em 21 estados e no Distrito Federal disponibilizando conteúdo de qualidade em um formato atraente para o digital. Para isso, utilizamos diferentes recursos, como aplicativos, quizes, e-books e totens de aprendizagem. Recursos esses que já eram utilizados, mas em menor escala, e que tiveram seu uso expandido por causa da pandemia”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.

Considerado atividade essencial, o atacarejo manteve suas lojas abertas e precisou agir rapidamente para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Uma estratégia utilizada pelo Assaí foi criar um treinamento específico sobre as mudanças implementadas na rotina das lojas.

O Departamento de RH criou um programa 100% online para sensibilizar, engajar e educar os colaboradores, terceiros, temporários e prestadores de serviços, além de seus amigos e familiares, sobre as mudanças de hábito necessárias para a prevenção ao novo coronavírus. Batizando de Aprendendo a Cuidar, o treinamento abordou de tudo um pouco, incluindo o uso correto da máscara, o distanciamento necessário no refeitório e os cuidados recomendados durante os deslocamentos.

O Aprendendo a Cuidar foi lançado em abril, com estratégia de microlearning, e mais de 20 vídeos de treinamento já foram disponibilizados até o momento. As aulas são realizadas por meio de vídeos em animação, onde são ilustradas situações rotineiras no trabalho ou no ambiente doméstico e as orientações sobre os novos hábitos e procedimentos a serem adotados.

Com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas, o conteúdo foi disponibilizado em três canais: Universidade Assaí (plataforma própria de treinamentos da rede), Webapp (app específico do programa) e WhatsApp (chatbot onde Colaboradores, Prestadores de Serviços, Temporários, Terceiros, amigos e familiares podem acessar os conteúdos do Programa, baixar as figurinhas criadas para enviar por Whatsapp, enviar dúvidas e sugerir novos conteúdos). Até o momento foram + de 60.880 participações em todos os canais.

Até os programas de Trainee de Operações e Comercial precisaram ser adaptados. Os conteúdos teóricos agora são transmitidos ao vivo, on-line, via Teams, com atividades complementares na própria plataforma virtual.  A formação prática, em loja, também foi revisitada, e os trainees realizam o estágio na regional mais próxima da sua residência, para evitar deslocamentos desnecessários.

A rede já prepara também um programa de integração para novos colaboradores 100% on-line. Ele será implementado primeiramente nas lojas e, depois, para os demais públicos – Centros de Distribuição, Sede e lideranças.

O conteúdo também será produzido em formato de microlearning (pílulas de aprendizagem) e disponibilizados numa plataforma gamificada com layout divertido, atrativo e intuitivo. O principal desafio, nesse caso, é garantir a humanização do processo no momento da chegada do novo colaborador. E, nesse cenário, o Chefe de RH da loja tem um papel ainda mais importante na acolhida.

Outros exemplos de treinamentos presencias adaptados para online (lojas+ CD)

 Formação Técnicas Frente de Caixa e Perecíveis (e-book + trilha de aprendizagem para capacitação / reciclagem baseada em storytelling totalmente animada no formato 2D).

Formação para Chefes de Prevenção de Perdas (e-book + hiperbook estruturado em quizes e testes de conhecimento).

Formação para Auxiliares de qualidade: Cargo recém criado que tem como objetivo monitorar e garantir todas as ações preventivas à Covid19 implementadas nas lojas e todas as normas de segurança de alimentos exigidas pelos órgãos fiscalizadores. Trilha de aprendizagem já desenvolvida desde a sua origem no formato digital através de hiperbook estruturado em quizes e testes de conhecimento.

Projeto Totem de Aprendizagem: Equipamento desenvolvido para a realização de treinamentos on-line para o nosso público operacional de lojas e CDs. Serão + de 300 equipamentos distribuídos às nossas operações impactando um público de 44.000 pessoas que não possui acesso a computadores para realizarem treinamentos on-line.

Aprende + Corporativo: agenda mensal de treinamentos realizada para o público do corporativo (sede). Com a adaptação para o formato online, disponibilizamos aulas ao vivo pelo Teams e conseguimos abranger além do público do corporativo os colaboradores das regionais. Também criamos uma Estante Virtual do Saber que toda semana apresentará novos conteúdos online (EAD) com palestrantes renomados como Cortella, Clóvis de Barros, entre outros. Assim o colaborador poderá acessar a qualquer momento e de qualquer lugar, tendo mais autonomia e protagonismo no seu processo de desenvolvimento.

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