Arquitetura do complexo de edifícios Fecomércio, Sesc e Senac tem destaque no equilíbrio entre materiais, escalas e formas

Obra em Porto Alegre (RS) utilizou 2.300 toneladas de aço e possui 36.700 m² de área construída.

Com o objetivo de atuar como mediadora da relação entre a natureza, o espaço modificado e as pessoas, a arquitetura do complexo de edifícios Fecomércio, Sesc e Senac utiliza 2.300 toneladas de aço e possui 36.700 m² de área construída. O projeto, assinado pelo Estúdio 41, ainda destaca o equilíbrio entre materiais, escalas e formas, enriquecendo a paisagem urbana da região, ao norte de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Eron Costin, Arquiteto do Estúdio 41, explica que toda matéria prima aplicada em uma edificação vem da natureza, portanto, é imprescindível que a escolha de materiais seja cuidadosa para proporcionar precisão na obra, reduzir desperdícios e trazer um componente recente da construção civil mundial. “A possibilidade de desmontar a obra após seu tempo de vida útil, colaborando com a sustentabilidade.”

O sistema construtivo em aço, muito usado na concepção do complexo, está presente na estrutura com treliças metálicas, vencendo grandes balanços e vãos – e nas estruturas de coberturas, em sua maioria ajardinadas, mas também nas coberturas com telhas metálicas termoacústicas. Brises metálicos ainda auxiliam na redução da incidência de luz solar diretamente nas fachadas.

Costin comenta que o maior desafio do projeto arquitetônico foi viabilizar o balanço de 30 metros e um vão central de 70 metros sobre a praça de chegada do complexo. “Tratava-se de uma prioridade especial e estética importante, somente a estrutura treliçada em aço nos permitiu a execução deste elemento com a leveza esperada.”

Para o Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), a construção em aço também colaborou para dar identidade a um conjunto de edifícios, que tem a missão de representar três instituições fortes e sólidas para a sociedade, em um único complexo. Um grande edifício de 170 metros de extensão, conformados por duas grandes treliças metálicas, com função de recepção e condução dos visitantes, é o principal elemento de conexão de todo o projeto.

O CBCA ainda vê a estrutura do complexo, composta por 37 mil metros quadrados, como extremamente funcional, pois conta com torre administrativa com nove pavimentos, centro de convivência com dois pavimentos, auditório com capacidade para mil pessoas, dois restaurantes e amplo estacionamento. O espaço também conta com salas de reuniões, cafeteria, espaço de jogos, educação infantil, academia e área de lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar