Aplicativo é usado no controle de circulação de veículos em cidades com restrições ou em lockdown, como estava até há pouco Fortaleza
O aplicativo da startup infoGo possibilita que os agentes de trânsito e policiais controlem o tráfego de veículos usando apenas um smartphone
A startup InfoGO nasceu com o objetivo de digitalizar rotinas, consolidar dados e automatizar processos que agilizem os procedimentos internos de uma empresa. Diante do cenário atual de combate ao COVID-19, o aplicativo pode facilitar a fiscalização de veículos em cidades com restrições e em lockdown, como foi o caso recente de Fortaleza.
No Ceará foram quase 28 mil veículos abordados desde o início da operação de fechamento das vias, de acordo com o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC) do Governo do Ceará. Os condutores que não tiveram seus deslocamentos justificados foram orientados a retornar aos seus domicílios. A medida de lockdown está ou já esteve no Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, entre outros estados, e é discutida para aplicação em três grandes focos da doença no País: São Paulo, Manaus e Espírito Santo.
O aplicativo InfoGo funciona da seguinte forma: o gestor cria uma pesquisa ou formulário de perguntas para uma determinada rotina. Por meio dessas respostas é possível consolidar esses dados, pois o aplicativo conta com Inteligência Artificial avançada para gerar gráficos e porcentagens relacionados a qualquer rotina criada a partir das respostas obtidas.
A dinâmica é realizada na montagem do formulário e a InfoGo direciona as perguntas conforme ele é montado. Além disso, o aplicativo envia e-mail aos responsáveis alertando sobre uma condição (ex: excesso de veículos em uma determinada via, horários de maior circulação, justificativas para o deslocamento, etc.)
No caso do controle de veículos, o gestor responsável – nesse caso pode ser o departamento de trânsito local – pode criar formulários com perguntas para que os agentes de trânsito ou policiais preencham com informações diversas, como o tipo de veículo que circulou (caminhão, moto, passeio, etc), placa, data, horário, via de acesso, região, entre outros dados, e gerar dashboards (gráficos) para cada campo do formulário.
Com isso, é possível ter informações consolidadas e tomar as medidas necessárias, como aplicação de multa ou aumento da fiscalização nos locais de maior circulação que estejam impedidos para passagem de veículos, por exemplo.
Logicamente, o gestor cria alçadas para que somente os responsáveis por cada setor possam ter acesso a determinadas informações.
Segundo Marcus Taccola, CEO da InfoGo, esse aplicativo pode ser de grande utilidade nesse momento para o governo, prefeituras, secretarias e outros órgãos públicos locais que estejam envolvidos diretamente na ação de controle de veículos e, principalmente, em regiões onde o lockdown foi decretado.
Tudo no aplicativo converge para dashboards e pesquisas automáticas, por inteligência artificial avançada, sem que nada precise ser criado. “Já temos a comprovação da eficiência e eficácia do nosso produto e do quanto ele cumpre com sua proposta”, explica Taccola.
Para ele, esse é um momento onde os processos precisam ganhar agilidade. “As rotinas precisam ser menos burocráticas e mais ágeis para sanar as necessidades urgentes do dia a dia, como a dos profissionais que lidam com a fiscalização e precisam notificar os casos para as autoridades governamentais. Apenas com um smartphone é possível fazer isso e a implantação de todo o processo leva apenas um dia”, finaliza.
O aplicativo também atende outras necessidades e pode ser adaptado a qualquer rotina dos departamentos de trânsito, mesmo após o lockdown.