Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo

Reportagem: Graziela França

A existência de um veículo de comunicação local é sinônimo de uma maior atenção sobre os acontecimentos sociais, econômicos e políticos de determinada cidade ou comunidade, além de um importante instrumento no combate à desinformação. No entanto, a maior parte dos municípios do Nordeste (56,7%) ainda são considerados desertos de notícias, ou seja, locais em que não há a presença de um veículo de comunicação sequer.

Os dados analisados pela Agência Tatu são do Atlas da Notícia, levantamento que mapeia veículos produtores de notícias no território brasileiro e é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com Volt Data Lab.

Apesar da região ainda concentrar o maior número de municípios sem veículos jornalísticos, houve uma redução de 9% nos desertos de notícias locais, que são encabeçados, principalmente, por veículos online e rádios. No total, 2728 veículos que estão ativos foram mapeados.

Dos nove estados da região, os que apresentam a maior quantidade de cidades consideradas “desertos de notícias” são Piauí e Rio Grande do Norte, em que a cada 10 municípios, 7 não possuem veículos de comunicação.

Veja mapa com quantidade de veículos por município:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.