Alunos e professores do SENAI CETIQT participam do 17° Colóquio de Moda
Promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), o Colóquio de Moda é conhecido por ser o maior congresso científico de moda do Brasil. O congresso tem como objetivo conceder um espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação, dentre eles: Moda e Design, Publicidade, Jornalismo e Artes Plásticas. As conexões promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda.
O SENAI CETIQT marca presença por meio da participação de professores e alunos que são responsáveis pelas apresentações dos trabalhos: Tendência e tradição de moda perpetuadas na imagem da Rainha Vitória, de Júlia Salvador; Moda Pet: Modelagens adaptáveis para cães de médio porte, de Nathalia Souto e Jorge Carneiro; Moda plus size: Biótipos, tabelas de medidas e diagramas de modelagem, de Bárbara Poci; A construção do olhar empreendedor nos alunos da Faculdade SENAI CETIQT, de Luisa Meirelles; Glamour e trabalho análogo à escravidão caminham lado a lado no campo da moda, de Cristiane De Souza e Upcycling: uma prática promissora na difusão de uma moda inclusiva, equânime e sustentável, de Roberta Bussoni.
Júlia Salvador, ex-aluna do SENAI CETIQT, e, atualmente, efetiva no ateliê do Grupo SOMA, conta um pouco sobre o processo de construção do artigo apresentado. “Escolhi esse tema porque sempre admirei a história da Rainha Vitória. Quanto mais lia e pesquisava sobre ela, mais compreendia sua importância não somente como monarca, mas também como precursora de tradições e tendências ao longo dos séculos.”. Durante o artigo, Júlia destaca dois momentos marcantes na vida da Rainha: casamento e viuvez. A alteza marcou o mundo da moda com seu vestido branco, que se tornou uma tradição que perdura até os dias atuais. Além disso, também se destaca a roupa de luto usada por ela quando seu marido faleceu, que se tornou uma grande tendência na Inglaterra no século XIX. “Foi incrível ter a oportunidade de publicar minha pesquisa e apresentá-la no Colóquio. Foi minha primeira vez participando, então foi uma experiência ótima para apresentar meu estudo e conhecer outros também”, declara.
Durante a escrita do artigo, Júlia contou com o apoio da professora Bárbara Poci, que também participou do Colóquio apresentando seu estudo feito em parceria com a professora Cristiane Souza, denominado como “Moda plus size: biótipos, tabelas de medidas e diagramas de modelagem”. Escrito em 2021, o artigo identifica o diferencial do corpo gordo a partir dos seus diversos biótipos, associado a uma análise combinatória de tabelas de medidas resultando em um experimento de gráficos de modelagem para pessoas que vestem um manequim igual ou acima do tamanho quarenta e quatro. “A participação no Colóquio de Moda é sempre gratificante. Através dela, temos a possibilidade de apresentar nossas pesquisas individuais, desenvolvidas no universo acadêmico do SENAI CETIQT, em um âmbito coletivo que abarca todo o Brasil, já que o congresso é nacional, contemplando todos os estados brasileiros”.
No Grupo de Trabalho “Fronteiras e Relações da Moda”, as professoras Cristiane De Souza e Luisa Meirelles submeteram um estudo com a temática: Glamour e trabalho análogo à escravidão caminham lado a lado no campo da moda. O artigo ressalta a importância da transparência nas empresas no que se refere às práticas trabalhistas, visto que na indústria de vestuário a terceirização da mão de obra é uma prática recorrente, que pode levar a uma linha tênue entre o glamour da moda e o trabalho análogo à escravidão. Um assunto que vem ganhando notoriedade nos dias atuais.
A 17° Edição do Colóquio de Moda adota o modelo virtual, que valoriza a diversidade cultural e interação entre os profissionais do país. A transmissão realizada ao vivo através do YouTube conecta diversos pesquisadores da mesma temática, possibilitando a troca de experiências de pesquisa e contemplação de resultados encontrados.
O SENAI CETIQT
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA.