Aline Telles traz lições de empreendedorismo e governança no almoço empresarial da AJE Fortaleza
Foi repleto de aprendizados sobre gestão e empreendedorismo o almoço empresarial com Aline Telles, organizado pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), nesta quarta-feira (dia 6), no Ideal Clube, em Fortaleza. A Presidente do Grupo Telles trouxe uma visão geral sobre o conglomerado que lidera – formado por sete empresas – e trouxe sua visão sobre a formação de líderes, a gestão de negócios e a necessidade do olhar social por parte dos empresários. “A AJE faz parte da minha vida. Em 1997, quando eu estive como coordenadora geral da Associação, aprendi a liderar líderes, a ter postura, a forma de falar, a facilidade com o auditório, o posicionamento. A AJE tem que continuar sendo essa escola. Eu seria outra pessoa hoje, se não tivesse passado pela AJE”, afirmou Aline Telles.
Em um panorama geral sobre o Grupo Telles, Aline explicou que a empresa está na quinta geração, com faturamento em torno de R$ 1 bilhão. Ela afirmou que não há interesse em abrir o capital do grupo e que, conforme o planejamento estratégico, os investimentos vão continuar nos próximos anos, destacando a expansão da Ypetro, negócio de distribuição de combustíveis. “Nesse ramo de combustíveis, ou a empresa cresce ou é engolida pelas demais. Por isso, planejamos investir no crescimento da Ypetro para que ela siga sendo a mais rentável do grupo”, disse a empresária.
Fundado em 1846, o Grupo Telles é um dos grupos empresariais mais longevos do Ceará, formado pelas empresas Agropaulo, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens e iPark Complexo Turístico.
Olhar social
Aline Telles assumiu o cargo de Presidente do Grupo Telles em janeiro, depois de ter passado por diversos cargos dentro da empresa. “Quando eu era jovem, adorava passar o dia no escritório do meu pai (Everardo Telles), ajudava a entregar correspondências, era mais divertido do que ficar em casa. Mas minha entrada oficial no Grupo, depois de formada, foi no comando da Naturágua, que na época estava começando, tínhamos apenas três caminhões e uma fonte de água”, recordou.
Ela ressaltou a importância do olhar social do empresário para modificar a realidade. “Eu trabalho das 8 às 18 horas. Depois das 18 horas, faço uma porção de coisas, entre elas me dedicar aos projetos sociais que o Grupo Telles tem com comunidades carentes. Desde que iniciamos esse trabalho, pude ampliar minha visão sobre as necessidades da população e de que precisamos investir no potencial dos empreendedores menos favorecidos”, observou. “Com nossos projetos, já impactamos dezenas de nano empreendedores, que se encontravam sem oportunidade de se desenvolver”, conta Aline Telles.
“Foi um momento bastante engrandecedor, aprendemos muito neste momento com a Aline Telles, que trouxe a importância de termos um pensamento crítico e de continuarmos trabalhando para formar lideranças”, avaliou Tiago Guimarães, Coordenador Financeiro da AJE Fortaleza, representando a Diretoria da Associação.