Alimentação afetiva: uma receita de acolhimento a pacientes hospitalares da Hapvida
Projeto visa, por meio de uma experiência gastronômica, reforçar a relação de confiança entre a equipe assistencial, os internados e os seus familiares
Um bife de fígado acebolado, um menu especial para comemorar um aniversário ou um lanche inesquecível. Poderiam ser opções de um cardápio de restaurante, mas são oferecidos dentro de um hospital. O projeto Toque de Amor, desenvolvido nas unidades da Hapvida, em todo o Brasil, tem o objetivo de proporcionar conforto, acolhimento e confiança entre paciente, familiares e equipe hospitalar. No Hospital Luís França, em Fortaleza, para o garoto Thuan Filipe, 12 anos, comer pizza de calabresa com borda de chocolate, no meio de um tratamento contra a leucemia, representou o resgate da própria esperança, no meio de um quadro de profunda tristeza.
A ação Toque de Amor faz parte do Programa Apaixonados pela Vida e tem como objetivo proporcionar ao paciente internado uma experiência que vai além da afetividade pela comida, dissociando o ambiente hospitalar da dor, da angústia e do sofrimento, com uma ação humanizada, de cuidado e de reforço das relações de vínculo de confiança e participação com a equipe assistencial.
Para a assistente social do Hospital Luís França, Iara Cordeiro, conhecer um pouco mais sobre as necessidades dos pacientes, para além das hospitalares, é parte muito relevante do tratamento, já que está em harmonia com a busca do bem-estar integral de forma particularizada. “A gente sempre conversa muito com os pacientes, com os familiares, para tentar entender quem é a pessoa, do que ela gosta, o que a faz feliz. Oferecer a comida preferida, a partir da liberação médica, não é oferecer só um alimento. Essa iniciativa conecta a pessoa com ela mesma, o que a faz perceber que ela não é a doença e que a doença é só uma fase. A gente sempre tenta fortalecer a esperança de que vai passar”, destaca Iara.
A esperança exata que o menino Thuan Filipe Pereira Ferreira, de 13 anos, precisava para se reencontrar, diante de um quadro já de depressão por que passava, em decorrência de um tratamento contra a leucemia. A mãe, Fernanda Caroline Ferreira Cipriano Dantas, conta que, depois de vários dias internado, Thuan pediu para comer pizza de calabresa com borda de chocolate. “Foi emocionante ver a felicidade dele e a atitude do hospital. Eu digo pra todo mundo que a equipe salvou a vida do meu filho, de todas as maneiras, por detalhes tão valiosos, como esse”, ressalta Fernanda.
A gerente corporativa de Nutrição da Hapvida, Karlla Giacomassi, explica que uma das maiores preocupações da equipe envolvida na recuperação plena do paciente internado é identificar algum motivo de angústia nele e, a partir dessa descoberta, trabalhar para resolver esse problema. “Quando a pessoa adoece, ela fica mais reflexiva e as angústias atrapalham o tratamento”, justifica Karlla.
A iniciativa Toque de Amor surgiu no Hospital Salvalus, na capital paulista, mas se tornou nacional, sendo aplicada em todas as unidades hospitalares da Hapvida no país, nas quais não só o time de Nutrição, mas também toda a equipe multidisciplinar das unidades identifica situações críticas de pessoas internadas e se mobiliza para realizar esse acolhimento gastronômico afetivo.
A diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente, da Hapvida, Franciane Gonçalves, reforça ainda que as ações do Apaixonados pela Vida têm o indivíduo como o centro do cuidado, com o objetivo de proporcionar conforto emocional e, desta forma, ajudar na recuperação dos pacientes. Nesse contexto, o Toque de Amor traz, além da nutrição, um momento de redução do estresse, melhoria do bem-estar e fortalecimento dos laços sociais.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.