Abra a sua loja: é assim que funciona o sonho de fundar!

Muitas pessoas irão, em algum momento da vida, brincar com a ideia de abrir uma loja. Não é à toa que ter sua própria empresa significa realização pessoal. Lidar com pessoas diariamente pode ser muito divertido. 

Escolher os produtos certos parece um pouco como brincar na loja de novo, como na infância – ser você mesmo o patrão é claro que também é tentador. Mas e quanto à realidade?

O comércio varejista está em alta e é um dos ramos industriais mais fortes do país, disso temos certeza. Se você começar com a ideia certa e dar ao seu negócio uma personalidade própria – a sua personalidade – você também terá sucesso! 

No entanto, o caminho para o sucesso passa pelo pensamento econômico e pelo alinhamento de sua empresa voltado para o cliente. E agora vamos dar uma olhada mais de perto em como você pode fazer isso para que logo possa sonhar com mais ramos!

Preparação

Em primeiro lugar, é claro, vem a matéria seca. As diretrizes de negócios são definidas em nível estadual, portanto, a primeira coisa que você deve fazer é se familiarizar com as regras a serem seguidas em seu estado. Lide com a lei da concorrência e se você quer oferecer comida, você também tem que lidar com a higiene e proteção alimentar.

A regulamentação de preços também é importante. Tudo isso parece muito no início, mas logo se tornará parte da sua carne e sangue se você trabalhar no seu negócio todos os dias. 

E outra dica muito importante: antes de se apaixonar por uma loja e assinar um contrato, você deve entrar em contato com a autoridade responsável pela construção. 

Primeiro, verifique as instalações pela autoridade de supervisão de construção para protegê-lo contra medidas de renovação subsequentes, que podem custar muito dinheiro!

O requisito básico para você como varejista é estar entusiasmado com sua oferta e amar o contato pessoal com seus clientes. Suas tarefas também incluem tópicos áridos, como compra de bens, contabilidade ou receita de impostos. 

Se não tiver certeza sobre uma dessas áreas, você deve fechar suas lacunas de conhecimento antes de iniciar seu negócio, seja com a ajuda de literatura de consultoria, seminários ou cursos de start-up. 

Você pode obter suporte de especialistas posteriormente, por exemplo, do escritório do seu consultor tributário, e com certeza você aprenderá mais e mais. Mas, como empresário, um certo conhecimento básico é essencial para todos os lados de sua independência. Como você pode ver: para ter sua própria loja, você tem que ter muito na caixa para começar.

Plano de negócios

Para uma startup de sucesso, é recomendado que você elabore um plano de negócios. Nosso modelo de plano de negócios gratuito irá ajudá-lo. Lidaremos com os capítulos mais importantes abaixo:

Oferta

Quando você diz que quer abrir uma loja, muitos olharão para você com dúvidas e perguntarão se este é o momento certo. Afinal, o varejo está cada vez mais migrando para a Internet e não poucos acham que é preciso escolher uma opção: varejo estacionário ou e-commerce. 

Essa suposição não é correta, entretanto, porque as fronteiras entre comércio online, marketing online e varejo tradicional estão se tornando cada vez mais fluidas.

Portanto, ao planejar seus planos, leve em consideração que você também utilizará a Internet para manter relacionamentos com seus clientes existentes e para conquistar novos clientes que, então, visitarão sua loja. 

E para que o façam com entusiasmo, tem de se colocar a questão de que valor acrescentado pode oferecer aos seus clientes antes de todas as outras considerações.

Ponto de venda único

Coloque-se no lugar de seus futuros clientes. Por que ela deveria ir às compras na sua loja? Quais produtos você gostaria de oferecer, que benefício seus clientes obtêm ao comprar esses produtos? Como você deseja se diferenciar da concorrência em sua cidade? 

Comprar hoje é mais do que apenas trocar mercadorias por dinheiro, para os consumidores é uma experiência! Que experiência você pode oferecer a eles para tornar seu negócio diferenciado? E que público-alvo você deseja abordar?

Todas essas questões devem ser a base de suas deliberações antes de abrir uma loja – porque seu sucesso dependerá delas. Quanto mais clara for sua orientação voltada para o cliente, mais fácil será para você se afirmar contra “gigantes da indústria” há muito estabelecidos.

Produtos e preços

Nesse ponto, você também deve começar a pensar sobre a política de preços e produtos. Como um pequeno varejista, você certamente não pode oferecer muitos produtos tão baratos quanto as grandes redes que obtêm descontos incríveis na hora de comprar. 

Mas você pode abrir uma loja que oferece produtos muito especiais graças à sua independência. Você pode compensar muito do que as grandes redes podem oferecer com um ambiente individual, serviço personalizado e branding exclusivo. Por exemplo, uma loja de calçados masculinos onde na primeira compra, o cliente ganha um pequeno presente, o “mimo”. 

Localização

A questão da localização está diretamente ligada à questão do financiamento, pois é claro que você deve manter os custos fixos o mais baixo possível. No entanto, a longo prazo, poupar no preço também não é uma solução, porque é crucial para os seus lucros.

O bairro em que você deseja abrir a loja e seu grupo-alvo se encaixam? Em um subúrbio com muitas casas unifamiliares, uma loja de jardinagem e decoração certamente seria mais fácil de abrir do que uma loja de discos para descolados ou uma livraria de antiquários para estudantes. A infraestrutura também é importante.

As melhores localizações costumam ser muito caras – e os aluguéis altos só precisam ser recuperados por meio das vendas. As lojas remotas e escondidas, por outro lado, estagnam as vendas e não são uma solução, mesmo que pareçam pechinchas à primeira vista. 

O segredo está em encontrar um equilíbrio e abrir espaços que você possa pagar por um lado e que ainda possam ser alcançados por seu público-alvo, por outro.

Uma loja em zona pedonal promete muitos passantes, mas numa localização particularmente boa os custos do aluguer e, acima de tudo, a concorrência são maiores. Portanto, preste atenção ao meio ambiente. 

Vale a pena passar algumas horas nas proximidades de sua futura loja antes de assinar o contrato e observar cuidadosamente quantas e que tipo de pessoas estão lá. O humor de seus clientes no local escolhido também pode ter impacto em seus negócios. 

Na estação ferroviária, por exemplo, é mais provável que você tenha que lidar com os clientes com pressa, enquanto no parque natural você encontrará um público-alvo mais relaxado. 

Uma folha de contagem simples em diferentes momentos do dia, complementada por observações precisas do público, fornece uma boa base para a tomada de decisões.

Concorrência

Muitos fundadores percebem a competição nas proximidades da empresa planejada como algo negativo. Mas não precisa ser assim. Embora seja verdade que você está competindo com empresas muito semelhantes, isso também significa que existem clientes.

Basta dar uma olhada nos centros das cidades de pequeno ou médio porte. Há padeiro após padeiro, dois supermercados compartilham um estacionamento e você nunca perde de vista pelo menos uma farmácia.

Agora, é claro, isso não significa que você deva simplesmente abrir sua loja ao lado da concorrência. Descubra se sua proposta de venda exclusiva o diferencia o suficiente para coexistir com a concorrência. 

Os dois supermercados que compartilham um estacionamento geralmente podem ser diferenciados por seus preços. Um supermercado de luxo e uma loja de descontos podem funcionar tão bem um ao lado do outro porque atraem diferentes segmentos da base de clientes.

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