ABCP, Cimento Apodi e SEBRAE realizam I Oficina de Formação de Preços para setor de artefatos

Representantes de empresas integrantes do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) participaram dia 5/4, na matriz da Cimento Apodi em Fortaleza/CE, da “I Oficina: Formação de preços para o setor de artefatos”. A iniciativa é uma realização do SEBRAE, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Cimento Apodi.

A oficina teve como facilitador o consultor Filipe Honorato, da Mundo Concreto, e abordou temas como custo fixos e variáveis, matérias-primas, pessoal e encargos, traços e receitas, produção e volumes, tabela de preços e transportes.

Histórico
Criado pelo SEBRAE, o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) nasceu em 2008, com objetivo de ajudar na qualificação de empresas de artefato no Brasil. No Ceará, a Cimento Apodi é a única empresa patrocinadora junto com o SEBRAE-CE, já tendo atendido atendemos mais de 17 fábricas no estado.

Por meio do PDE, empresas do ramo de concretos e artefatos estão tendo acesso a informações sobre gestão empresarial, tecnologia e produção – com orientações sobre como realizar melhorias em seus processos e produtos, a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Desde então, o PDE está transformando fábricas do setor, de auxiliar nos processos de gestão, negócio e produção. “Discutimos com o empresário qual o melhor caminho, como ele pode reduzir os custos para aumentar a sua competitividade”, esclarece Gláucia Vieira, coordenadora regional Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar