A força do design para o empreendedorismo
No novo trabalho, o design é utilizado desde a criação da marca até a estratégia de abordagem ao público |
Investimentos diretos e indiretos relacionados ao design demonstram o potencial de crescimento do setor no país. Em tempos de pandemia, a área ganhou força também no empreendedorismo. O atual cenário econômico tem levado muitos brasileiros a se dedicarem à abertura de um novo negócio. Na nova empreitada, o design é utilizado desde a criação da logomarca até a estratégia de abordagem ao público. Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae aponta que o número de micro e pequenas empresas abertas no primeiro semestre de 2021 foi o maior desde 2015, com aumento de 35% desde então. A partir de dados da Receita Federal, a pesquisa demonstra que foram criados 2,1 milhões de pequenos negócios nos seis primeiros meses do ano passado. “Para ser competitivo, um novo negócio precisa se estruturar de forma consistente para atender as expectativas de seu público-alvo e gerar os resultados esperados. O Business Design, ou design de negócios, utiliza os princípios do design para criar soluções completas a estes desafios”, explica o diretor acadêmico da École Intuit Lab, Guilherme Kujawski. “São instrumentos que permitirão adequar a proposta de valor para a boa experiência do cliente, que compreende inovação, eficiência e qualidade”, destaca. Outro dado que demonstra o apetite do brasileiro para empreender vem da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que aponta expansão de 5% das redes no Brasil em 2020. A entidade registrou em março de 2021, um aumento de 11% no faturamento do setor, o que reforçou a expectativa de números bastante positivos para o fechamento do ano. Além da proposta de valor da organização, o design pode (e deve) ser aplicado em diferentes departamentos e atividades, como fluxo de receitas, planejamento de operações, relacionamento com o cliente e comunicação. “Podemos entender o design como uma ferramenta para solucionar questões, o processo para desenvolver e criar soluções, inovações e projetos. Investir em design amplia a capacidade das empresas para proporcionar uma adequada experiência ao consumidor, conforme seus desejos e necessidades”, completa Kujawski. “O design surge não só como um fator de diferenciação das organizações, mas também como uma questão determinante na forma de comunicação entre a empresa e o mercado onde se insere. De forma crescente, o design tem demonstrado ser essencial no mercado, não apenas pela simples adição da estética, mas pela capacidade de desenvolvimento e implementação de projetos complexos”, reforça o ‘Diagnóstico do Design Brasileiro’, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Secretaria do Desenvolvimento de Produção. Desenvolvimento de marca Em dezembro de 2021, a gigante IBM divulgou um vídeo em que afirma que o novo design irá revolucionar o setor de tecnologia. Desde fevereiro do ano passado, a Coca-Cola investe no redesign global de suas embalagens para torná-las mais simplificadas. Tudo em nome da experiência do consumidor. O setor público, também enxerga o design com potencial. O governo do estado de São Paulo anunciou recentemente investimento de R$ 20 milhões no setor de games, onde o design está inserido. Com tantos movimentos no mercado, os investimentos aquecem também a formação de novos profissionais de design e a especialização de quem já atua ou quer aprimorar conhecimentos. A École Intuit Lab, escola francesa de design que há vinte anos atua no mercado europeu, escolheu o Brasil para sua expansão internacional. Com um novo campus na cidade de São Paulo, passa a oferecer este ano três cursos de formação e um de atualização profissional para estudantes e profissionais em busca de capacitação para uma carreira global. “A chegada da EIL para o Brasil vem de encontro ao crescimento deste mercado, que acreditamos que se desenvolverá com solidez. A formação de profissionais fortalece este cenário e sua consolidação”, declara Kujawski. Ele destaca a importância de formar profissionais que entendam as necessidades do mercado, dos negócios e da sociedade. “Isso impulsiona a inserção no mercado de trabalho. Grande parte dos nossos alunos que concluem formações na França e Índia estão empregados em até seis meses. Trabalharemos para seguirmos com os mesmos resultados aqui no Brasil”, destaca. A École Intuit Lab oferece no campus de São Paulo os cursos de formação em “Comunicação Visual e Design Digital”, “Arte e Design de Games” e “Artes Visuais”. Para a atualização profissional, a escola oferta o curso de Design & Comunicação, em formato EAD. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://ecole-intuit-lab.com. |