A armadilha do nome “Qualidade Total”
*Celso Estrella
Conheci a Qualidade Total como TQC-Total Quality Control na década de 80 quando trabalhava na Firestone e a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone.
Aprendi com a Rhodia e mais tarde reforçado pelo trabalho do Prof.Falconi a importância da “pregação” do Dr.Deming (1) sobre os 14 Princípios da Qualidade que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais e, literalmente, tem muito pouco a ver com o Controle da Qualidade, aquele pessoal que usa instrumentos de medição ou outros recursos para verificar se um produto está conforme sua especificação, da mesma forma que a ISO 9001 é confundida com qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema/ processos que cobrem todas as atividades da empresa, desde a concepção do produto até seu uso pelo consumidor passando por vendas, finanças, Rh e as demais áreas do negócio.
O Dr. Deming é considerado pelos japoneses como o pai da Qualidade Total tanto que o maior premio nacional da qualidade do Japão é denominado Premio Deming. E faço questão de informar que o japonês Dr.Kaoru Ishikawa fez contribuições muito significativas para a QT, sem mencionar outros gurus japoneses como Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi e tantos outros.
Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao Controle da Qualidade, esses gurus citados devem se “revirar na tumba” pois sua mensagem não foi captada e notem, foi a mensagem que elevou o Japão a potencia mundial saindo de um estado miserável de pós-guerra.
Às pessoas interessadas no tema apresento no final do artigo o enunciado dos 14 princípios (2) para que percebam que não é assunto apenas da Produção, ou dos engenheiros da fábrica mas sim dos empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.
Então minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total então pode ser aplicada no dia a dia das pessoas, em casa, na comunidade?” E minha resposta é: sim!
Qualidade Total é Qualidade de Vida, é exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente (interno e externo). Qualidade Total é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis (que podem ser desde um desentendimento com sua esposa até uma devolução de um produto pelo cliente).
Qualidade Total é buscar o aprendizado continuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, num hospital, num banco, numa padaria, tanto quanto numa fábrica.
Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming, busco a Qualidade Total o tempo todo e cada vez percebo como é grande a distancia que me separa da excelência pois quanto mais aprendo, mais meu universo se amplia (como disse Sócrates: “só sei que nada sei”)
Nomes são por demais importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total !
*Celso Estrella é Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão e diretor da CriaCorp-Desenvolvimento Empresarial www.criacorp.com.
(1) Willian Edward Deming (1900-1993). Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano. Desenvolveu os 14 princípios da administração e suas recomendações só foram aceitas por parte das empresas americanas depois de sua aplicação no Japão.
(2) Os 14 Princípios da Administração
|