A armadilha do nome “Qualidade Total”

*Celso Estrella

 

Conheci a Qualidade Total como TQC-Total Quality Control na década de 80 quando trabalhava na Firestone e a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone.

Aprendi com a Rhodia e mais tarde reforçado pelo trabalho do Prof.Falconi a importância da “pregação” do Dr.Deming (1) sobre os 14 Princípios da Qualidade que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais e, literalmente, tem muito pouco a ver com o  Controle da Qualidade, aquele pessoal que usa instrumentos de medição ou outros recursos para verificar se um produto está conforme sua especificação, da mesma forma que a ISO 9001 é confundida com qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema/ processos que cobrem todas as atividades da empresa, desde a concepção do produto até seu uso pelo consumidor passando por vendas, finanças, Rh e as demais áreas do negócio.

O Dr. Deming é considerado pelos japoneses como o pai da Qualidade Total tanto que o maior premio nacional da qualidade do Japão é denominado Premio Deming. E faço questão de informar que o japonês Dr.Kaoru Ishikawa fez contribuições muito significativas para a QT, sem mencionar outros gurus japoneses como Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi e tantos outros.

Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao Controle da Qualidade, esses gurus citados devem se “revirar na tumba” pois sua mensagem não foi captada e notem, foi a mensagem que elevou o Japão a potencia mundial saindo de um estado miserável de pós-guerra.

Às pessoas interessadas no tema apresento no final do artigo o enunciado dos 14 princípios (2) para que percebam que não é assunto apenas da Produção, ou dos engenheiros da fábrica mas sim dos empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.

Então minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total então pode ser aplicada no dia a dia das pessoas, em casa, na comunidade?” E minha resposta é: sim!

Qualidade Total é Qualidade de Vida, é exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente (interno e externo). Qualidade Total é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis (que podem ser desde um desentendimento com sua esposa até uma devolução de um produto pelo cliente).

Qualidade Total é buscar o aprendizado continuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, num hospital, num banco, numa padaria, tanto quanto numa fábrica.

Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming, busco a Qualidade Total o tempo todo e cada vez percebo como é grande a distancia que me separa da excelência pois quanto mais aprendo, mais meu universo se amplia (como disse Sócrates: “só sei que nada sei”)

Nomes são por demais importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total !

*Celso Estrella é Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão e diretor da CriaCorp-Desenvolvimento Empresarial www.criacorp.com.br

(1) Willian Edward Deming (1900-1993). Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano. Desenvolveu os 14 princípios da administração e suas recomendações só foram aceitas por parte das empresas americanas depois de sua aplicação no Japão.

(2) Os 14 Princípios da Administração

  1. Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
  2. Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.
  3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
  4. Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
  5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.
  6. Fornecer treinamento no local de trabalho.
  7. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
  8. Eliminar o medo.
  9. Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
  10. Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.
  11. Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
  12. Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
  13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.
  14. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
  15. Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming wwww.wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deminghttp://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming

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