IA, atendimento e vendas: chave para resultados empresariais

A junção desses fatores de inovação corporativa moldam um cenário de transformação no mercado

A integração da Inteligência Artificial nos negócios transforma os procedimentos internos de forma moderna. Ao lidar com gente, o primeiro contato é crucial para o resultado posterior. Logo, bots avançados e assistentes virtuais são uma excelente opção para retornar sobre perguntas comuns, resolver problemas e até antecipar as dores, liberando os vendedores para se concentrarem em estratégias mais complexas. Desse jeito, a inovação se consolida, gradativamente, como uma força transformadora no mercado, aliando fatores para ser uma tendência cada vez em maior expansão para o futuro, já mirando em 2025.

O estreitamento da relação dos humanos com a tecnologia

Com a revolução tech indivíduos esperam por uma relação perfeita com as marcas, influenciados por uma vivência de interação impecável. Por essa razão, o varejo foi obrigado a se reinventar. Conforme estudo da MindTree, 60% desse grupo prefere a combinação da compra on-line com a física, por exemplo, algo destacado no relatório “O Amanhecer do Consumidor Phygital” a partir da importância da integração à modernidade. “O novo perfil de consumo envolve praticidade, agilidade, conveniência e fluidez. Ao compreender esses pilares com sensatez, coloca-se esse pessoal no centro das estratégias”, comenta Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, pode haver um crescimento médio de 15% em vendas e 10% na satisfação quando se usa IA nas entidades. “A personalização e automação são os maiores pilares nesse cenário, devido a oportunidade de entender em profundidade o comportamento do consumidor. Em consequência, a oferta de soluções torna-se mais adequada às necessidades, graças a uma programação alinhada a uma personalidade específica, dialogando com o público-alvo”, aponta o gestor.

“Quando se lida com pessoas, é interessante colocar-se naquele lugar e, principalmente hoje, com a alta concentração de uso das máquinas no cotidiano, a humanização é um pilar hiper-valorizado. Todavia, engana-se quem pensa na tecnologia como algo distante a esse viés, pois a própria utilização de robôs já é algo aprimorado a nível de entendimento pessoal”, pontua o especialista. Dessa forma, com a adoção da IA nesse contexto, aperfeiçoa a comunicação a partir de um diálogo fluido e individualizado, pautado na análise de dados comportamentais. “Quanto maior o volume de informações, melhores as identificações, criações e abordagens da ferramenta, ajustando-se de maneira eficaz”, acrescenta.

Os resultados de uma ação bem direcionada

Levando em consideração esse cenário, as marcas devem, hoje, estabelecer conexão real e vínculo afetivo com sua audiência, um trabalho interligado entre marketing, atendimento e vendas. “Treinar o modelo de linguagem é fundamental para garantir acolhimento e descarte de possíveis dúvidas, abrangendo todas as etapas da jornada de funil. Ao inserir chatbots nesse percurso, é viável realizar uma abordagem adaptável, criando experiências mais evoluídas e fortalecendo a lealdade”, esclarece o gestor.

Para isso, torna-se inteligente estudar elementos de bate-papo comuns aos cidadãos, por meio de modelos avançados de processamento de linguagem natural (NLP). Desse jeito imitar o estilo de expressão humana é simples, tal qual gerar mensagens autênticas e assertivas. Como frutos dessa ação, atrai-se potenciais compradores, captando a atenção da persona até mesmo em mercados já saturados. Ademais, facilita a nutrição de leads para avançar no processo e, ainda, considera o histórico de interação para elaborar um apoio de excelência, baseado nas atitudes e sentimentos do interessado.

Serviço: IA, atendimento e vendas: chave para resultados empresariais

Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP

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