Fundação Waldemar Alcântara lança novos livros da Coleção Estante Ceará
A Fundação Waldemar Alcântara, lança nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, quatro novos livros da Coleção Estante Ceará. Nessa nova fornada, como na emblemática Padaria Espiritual, Fortaleza é o foco.
Na edição de 2024 a cidade de Fortaleza é revisitada por quatro trabalhos acadêmicos, três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, classificados em Edital público, lançado pela Fundação Waldemar Alcântara. Cada livro evidencia uma faceta da urbanidade que se expressa atualmente na concretização do que chamamos cidade. No caso, a capital do Ceará.
A coleção mostra uma cidade manifesta no decorrer dos quatro livros.
Nos temas, a Praça do Ferreira, ponto emblemático do Centro, as transformações paisagísticas pelas quais passou e seu diálogo com a modernidade ao longo do século XX, a partir das intervenções efetuadas em vários períodos; a constituição discursiva sobre os códigos comportamentais e de moralidade, enquanto estratégia de combate aos comportamentos e às práticas geradoras de incômodo, perturbação e desordem pública, da segunda metade do século XIX; concepções, materializações e consequências das estratégias de controle territorial produção urbana do litoral de Fortaleza; ou ainda a Festa da Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas da Cabana do Preto Velho da Mata Escura, no bairro Bom Jardim que faz emergir questões da religião, corpo e imagem.
Os títulos são: Amor, festa, devoção – A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas, de Jean Souza dos Anjos; As aranhas e as vespas – a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890), de Nicodemos Zacarias Oliveira da Silva; Expansão urbana e controle territorial – o Mucuripe e a produção do litoral de Fortaleza, de Eider de Olivindo Cavalcante e A Praça do Ferreira em quatro tempos – paisagismo e modernidade em Fortaleza, de Julia Santos Miyasaki
Os livros foram produzidos com o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza e inaugura a parceria que objetiva produzir conteúdo acerca de diferentes aspectos da urbanidade da nossa cidade e incentivar pesquisadores das universidades cearenses através da publicação de seus estudos
Serviço:
Dia: 29/08, quinta-feira
Hora: 19h
Local: Rua Júlia Vasconcelos, 100 – São João do Tauape (Sede da Fundação Waldemar Alcântara).
Telefone contato: (85) 98791-3662 (Silvia Furtado)