Volume de serviços avança 2,8% em março – Ceará
Em março de 2023, o volume de serviços no estado do Ceará avançou 2,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, frente a março de 2022, o volume de serviços avançou 5,8%. O acumulado do ano foi de 4,6% e o acumulado em 12 meses passou de 8,6% em fevereiro de 2023 para 7,8% em março, menor resultado dos últimos treze meses.
Ante março de 2022, o volume de serviços avançou 5,8%. Houve altas em quatro das cinco atividades.
As principais contribuições positivas vieram do setor de transportes, de serviços auxiliares aos transportes e correio (11,0%) e de informação e comunicação (4,3%). Os demais avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (5,2%) e outros serviços (5,9%). Já o setor de serviços prestados às famílias (-4,1%) mostrou queda.
O acumulado do primeiro trimestre, frente a igual período do ano anterior, foi a 4,6%, com taxas positivas em quatro das atividades.
Índice de atividades turísticas cai 1,1% em março – Ceará
Em março de 2023, o índice de atividades turísticas no Ceará apontou variação negativa de 1,1% frente ao mês imediatamente anterior, após registrar queda de 8,3% em fevereiro.
Frente a março de 2022, o volume de atividades turísticas no Ceará cresceu 6,2%, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; agências de viagens; hotéis; serviços de bufê; rodoviário coletivo de passageiros; e atividades de artes cênicas e espetáculos.
No acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 15,2% frente a igual período de 2022, impulsionado pelos aumentos de receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
Saiba mais acessando os links:
https://sidra.ibge.gov.br/
https://biblioteca.ibge.gov.
Nacional