Adaptações ampliam acesso de pessoas com dificuldades de locomoção nas trilhas da Reserva Natural Serra das Almas

Entre as melhorias, estão a criação de uma trilha acessível de 500 metros e a aquisição da cadeira adaptada “Julietti”, que facilita o deslocamento nas trilhas de difícil acesso

Para incluir, promover maior contato com a natureza e garantir maior acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção, estão sendo realizadas uma série de adaptações nas estruturas de visitação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A ação faz parte do projeto “No Clima da Caatinga”, desenvolvido pela Associação Caatinga, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

A RNSA é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga e é uma área aberta para visitação. O local conta com alojamento, refeitório, laboratório, auditório e sete trilhas ecológicas. Segundo Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga, “a Serra das Almas é um local ideal para quem quer ter um contato direto com a rica biodiversidade do semiárido e, agora, estamos realizando adaptações nas estruturas de visitação para garantir que mais pessoas possam visitar nossa unidade de conservação com conforto”.

 

A área agora conta com uma trilha acessível, pavimentada e com percurso com cerca de 500 metros, construída com material reforçado e com a largura necessária para comportar as dimensões de cadeiras de rodas e outros dispositivos usados por pessoas com baixa mobilidade: muletas, bengalas e andadores. A trilha está sendo ampliada com piçarra, material feito com pedras serradas e cimento, para garantir que mais visitantes conheçam melhor os encantos da reserva e do bioma como um todo.

 

Adaptações também estão sendo realizadas para facilitar a locomoção no interior do Centro de Visitantes da Serra das Almas. Para isso, a equipe técnica do “No Clima da Caatinga” realizou mudanças em um quarto com um banheiro adaptado, com apoios, cadeira para banho e outras estruturas para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, além de construções de rampas de acesso aos cômodos.

 

Além das mudanças realizadas, está disponível uma cadeira adaptada, projetada para transportar pessoas com dificuldades de locomoção nas trilhas de maior grau de dificuldade. A cadeira, que leva o nome carinhoso de Julietti, foi desenvolvida por Guilherme Cordeiro para ajudar sua esposa Juliana Tozzi e pessoas com mobilidade reduzida a passar por trilhas de difícil acesso (montanhaparatodos.com.br).

 

Para conferir mais ações do No Clima da Caatinga, basta acessar: www.noclimadacaatinga.org.br e o Instagram @noclimadacaatinga).

 

Reserva Natural Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca mais de 1,6 milhão de tonelada de carbono, além de sequestrar, anualmente, quase 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.

 

Sobre o “No Clima da Caatinga”

O projeto “No Clima da Caatinga” é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem a finalidade de buscar a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar