Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Política é considerada um assunto ‘pouco importante’ para mais da metade dos brasileiros

Janiel Kempers, publicitário e especialista em marketing político, comenta o resultado da pesquisa do Instituto Locomotiva e analisa o cenário sociopolítico brasileiro

A política é um assunto que está sempre em alta na maioria dos países, porém, no Brasil, a cada 4 anos, ela entra debaixo dos holofotes com mais evidência. 2022 é um desses momentos distintos: o ano da eleição. O Instituto Locomotiva em parceria com a Fundação Tide Setúbal realizou uma pesquisa em 2021 e revelou que, surpreendentemente, 57% dos brasileiros consideram ‘política’ um tema ‘pouco importante’. Além disso, a pesquisa aponta que 52% dos entrevistados evitam ou não conversam sobre o assunto.

Para Janiel Kempers, publicitário e especialista em marketing político, o resultado demonstra uma tentativa de aliviar o peso das escolhas políticas. “O brasileiro, diz que não se importa ou não se envolve com política para tentar tirar de si a responsabilidade sobre as decisões políticas que acontecem no país”, opina. De acordo com ele, as atitudes tomadas como ‘eleitor’, estão diretamente conectadas aos acontecimentos que atingem a sociedade como um todo, como economia, saúde e educação.

O especialista explica que a política é um assunto muito mais importante do que se percebe na maioria das vezes, pois atinge todos os setores que formulam a sociedade e o dia a dia dos brasileiros. “Se pararmos para pensar, a política atinge segmentos da sociedade que nem imaginamos, desde do clube de futebol do qual você é torcedor até a escola privada em que seu filho estuda”, pontua.

Janiel defende que essa espécie de ‘negação’ e fuga do sentimento de culpa pela situação sociopolítica do país é reflexo de diversos fatores como o descrédito nos perfis políticos que lutam por uma ‘democracia mascarada’, na qual a sociedade é excluída pelos líderes políticos. “Salvo as exceções, as decisões políticas estão sendo tomadas independente do pensamento popular”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.