Em fórum da Abdib, empresários da infraestrutura debatem ambiente e atratividade para investimentos
Evento marcará o lançamento da Plataforma de Projetos do Livro Azul da Infraestrutura da Abdib, documento que consolida projetos de concessões e PPPs da União, estados, Distrito Federal e capitais A Abdib realiza nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, sempre no período da manhã, o Abdib Experience Edição 2021, que contará com a presença de ministros, governadores e outras autoridades públicas para discutir com representantes do setor privado soluções para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira.
O evento marcará ainda o lançamento da Plataforma de Projetos de Infraestrutura, que trará uma atualização constante do Livro Azul da Infraestrutura, publicação que consolida as iniciativas de concessão e PPP da União, estados e agora também das capitais, além de oferecer uma avaliação da projeção de investimentos para os próximos anos. Para fazer inscrição e conhecer a programação, clique aqui.
Link para inscrição: https://conteudo.abdib.org.br/l/8HOlf1ABF1170/PMPiq
O primeiro dia do Abdib Experience Edição 2021 trará um painel para discutir o ajuste fiscal e a retomada de crescimento econômico, buscando caminhos para compatibilizar as duas necessidades e destacando o papel do investimento na infraestrutura. Estão confirmadas as presenças de Joana Pereira, representante residente no Brasil do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, e Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, com moderação de Igor Rocha, diretor de Planejamento e Economia da Abdib.
Ainda no primeiro dia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, foi convidado para avaliar as diretrizes, ações de governo e necessidades para ampliar investimentos na área de transporte e logística, painel que contará ainda com Décio Amaral, presidente na Ultracargo, André D’Ângelo, diretor-país Brasil na Acciona, e Gustavo Lopes, diretor de Novos Negócios no Grupo CCR.
O segundo dia foi reservado para discutir as diretrizes, ações de governo e necessidades para ampliar investimentos no setor de energia. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi convidado para dialogar com André Clark, CEO na Siemens Energy, e José Roberto Paiva, country managing director na Hitachi Energy. Ainda no segundo dia, em outro painel, ocorre uma rodada de debates com os governadores convidados Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wellington Dias (Piauí).
O terceiro dia foi programado para discutir necessidades para ampliar investimentos voltados em saneamento básico e mobilidade urbana. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi convidado para dialogar com Carlos Eduardo, presidente na Copasa, Teresa Vernaglia, CEO na BRK Ambiental, e Rogério Tavares, diretor na Aegea.
Ainda no terceiro dia, um painel será dedicado a debater fatores-chave para o sucesso de projetos de Infraestrutura com a presença de Martha Seillier, secretária Especial do PPI, Arnaldo Jardim, deputado federal, Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Gomes, senador, Fábio Abrahão, diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Daniel Keller, CEO da UNA Partners, e Fernando Machado, partner de Project Finance e Infraestrutura na EY.