Filmes do mundo inteiro e debates entre realizadores compõem a programação do final de semana do Festival Curta Cinema
O Festival Curta Cinema apresenta uma programação recheada neste fim de semana, com mostras e debates. As exibições são gratuitas, no cinema Estação Net Botafogo e, logo após a sessão, os curtas ficam disponíveis por 24 horas online na plataforma Festhome. Os debates serão realizados no sábado e no domingo, às 18h, entre os cineastas concorrentes da Competição Nacional através do Canal do Youtube Festivalcurtacinema, com moderação de Ana Lidia Guerrero e Gustavo Duarte, curador do festival. No sábado, serão apresentadas as mostras Panorama Latino Americano 1, às 15h; Competição Internacional 3, às 17h; Competição Nacional 3, às 19h; e Primeiros Quadros 2, às 21h. Outros quatro programas estão na programação de domingo: Panorama Latino Americano 2, às 15h; Competição Internacional 4, às 17h; Competição Nacional 4, às 19h; e Panorama Carioca 2, às 21h. Detalhes da programação estão disponíveis em https://curtacinema.com.br/
Os filmes selecionados têm origens em diferentes cantos do mundo, da China ao Peru, passando pela Palestina, França, Cuba e, claro, Brasil. Alguns dos destaques são a parceria entre Colômbia e Argentina, “Son of Sodom”, que competiu pela Palma de Ouro em Cannes; “Ato”, de Bárbara Paz, que teve estreia mundial em Veneza; “Sideral”, curta potiguar de Carlos Segundo que também concorreu ao renomado prêmio francês; e “Det Er I Jorden”, do dinamarquês Casper Kjeldsen e mais concorrente de Cannes.
A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizada com o apoio da RioFilme, Embaixada da
França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.
06/11 SÁBADO
Panorama Latino Americano 1
15h – Estação Net Botafogo 1
17h – FesthomeTV – disponível por 24h
Los Pajaros Vuelan De A Dos (Colômbia, 2020)
Direção: Juan Felipe Grisales Tangarife
Sinopse: Ana e Yeison são um casal adolescente que toma a decisão de viajar de sua cidade natal para Medellin, na Colômbia, para fazer um aborto clandestino. Os dois estão dispostos a executar o plano, mesmo sem ter experiência no assunto ou a condição financeira necessária, com a histilidade da cidade. Eles tentam se unir e esperam ficar juntos depois de todo o episódio.
Ficção, 15 minutos.
Olote (México, 2021)
Direção: Lau Charles
Sinopse: Julia é uma criança que vive em uma cidade mexicana e está presa na guerra contra o tráfico de drogas. Depois de esperar por dias pela volta de seu pai, ela conhece Miria, um assassino profissional.
Ficção, 13 minutos.
Son of Sodon (Colômbia e Argentina, 2020)
Direção: Theo Montoya
Sinopse: Em agosto de 2017, eu escolho Camilo Najar (21) – conhecido em sua rede social por Son of Sodom – para ser o protagonista do meu primeiro filme de ficção. No casting, falamos sobre a morte, o futuro e sua sexualidade. Uma semana depois, Camilo morreu de overdose de heroína. Quem era o Son of Sodom?
Documentário, 15 minutos.
As Partes Perdidas (Chile e Argentina, 2021)
Direção: Iñaki Dubourg
Sinopse: Uma pessoa acorda no meio da noite com imagens de uma jornada distante e decide abraçar a dúvida dos acontecimentos vividos.
Documentário, 13 minutos.
Competição Internacional
17h – Estação Net Botafogo 1
19h – FesthomeTV – disponível por 24h
Trumpets In The Sky (Palestina, Líbano, França e Bélgica, 2021)
Direção: Rakan Mayasi
Sinopse: Boushra, uma das meninas colhedoras de batatas, volta de um longo dia de trabalho no campo apenas para aprender que é nesse dia que sua infância chegará ao fim.
Ficção, 15 minutos.
Cumbres y Cenizas (Peru, 2020)
Direção: Fernando Criollo
Sinopse: Andamos tão alto quanto nossas pernas e mentes podem nos levar. O oxigênio se torna cada vez mais raro, nossa respiração acompanha a música e se perde entre as explosões, gritos e infinitas paisagens de montanhas. O que sobrou da colisão entre dois mundos aguarda. Devemos nos encontrar de novo?
Documentário, 18 minutos.
Swallow The Universe (França, 2021)
Direção: Nieto
Sinopse: A grandiloquente saga de sangue e trovão de uma pequena criança perdida na selva profunda da Manchúria. Sua presença repentina cria anarquia no mundo primitivo da fauna, que era, até então, perfeitamente organizado.
Animação, 12 minutos.
Silent Storm (China e Espanha, 2020)
Direção: Grace Hsia
Sinopse: Um menino se encontra em um vilarejo no meio da floresta.
Ficção, 9 minutos.
Some Kind of Intimacy (Reino Unido e França, 2021)
Direção: Toby Bull
Sinopse: Na área rural britânica, o diretor Toby Bull observa as ovelhas que vivem nas terras onde seus pais foram enterrados anos atrás. Ele fala com seu irmão no telefone e começa uma conversa sobre os meios de comunicação entre o reino animal, as pessoas que estão vivas e as que estão mortas. Uma perspectiva original sobre o luto, abordada com humor e ternura.
Documentário, 6 minutos.
Hilum (Filipinas, 2021)
Direção: Don Josephus e Raphael Eblahan
Sinopse: Mona treina com sua mãe para começar a trabalhar como enlutada profissional. Depois de uma performance malfeita, Mona se retira da fúria de sua mãe e procura um xamã para curar sua incapacidade de chorar.
Ficção, 26 minutos.
Debate com os realizadores da Competição Nacional
18h – Canal Youtube Festivalcurtacinema
Moderação: Ana Lidia Guerrero e Gustavo Duarte, curador do festival
Competição Nacional
19h – Estação Net Botafogo 1
21h – FesthomeTV – disponível por 24h
Vagalumes (Brasil, 2021)
Direção: Léo Bittencourt
Sinopse: O lado noturno de um ícone modernista. A fauna e flora dos jardins de Roberto Burle Marx habitado pelos frequentadores do Parque do Flamengo enquanto a cidade do Rio de Janeiro adormece.
Ficção, 19 minutos.
Ato (Brasil, 2020)
Direção: Bárbara Paz
Sinopse: Ato é um curta dirigido por Bárbara Paz e estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. Com o mundo suspenso, Dante conhece Ava, uma mulher que lhe oferece seu carinho para facilitar sua passagem para o outro lado.
Ficção, 20 minutos.
Enterrado no Quintal (Brasil, 2020)
Direção: Diego Bauer
Sinopse: Quando mais jovem, Isabela enterrou um revólver no quintal de casa, com uma promessa de se vingar do seu padrasto, que agredia a sua mãe. Anos depois ela desenterra a arma e vai em busca de sua vingança.
Ficção, 15 minutos.
Serrão (Brasil, 2020)
Direção: Marcelo Lin
Sinopse: Um homem tenta recomeçar sua vida. Perto de tudo dar certo, ele perde seu olho.
Ficção, 19 minutos.
Céu de Agosto (Brasil, 2021)
Direção: Jasmin Tenucci
Sinopse: Céu de Agosto acompanha uma enfermeira (Badu Morais) grávida de sete meses que sente uma crescente ansiedade enquanto o parto de seu bebê se aproxima. Por alguma razão ela se convenceu de que há algo de errado com a saúde da criança. Ao mesmo tempo, o céu da cidade é tomado por uma misteriosa fumaça cinzenta que ninguém sabe de onde veio.
Ficção, 15 minutos.
Primeiros Quadros 2
21h – Estação Net Botafogo 1
22h – FesthomeTV – disponível por 24h
O Andar de Cima (Brasil, 2021)
Direção: Tomás Fernandes Silva
Sinopse: Um acidente provoca a morte de um porteiro em um condomínio de classe média em São Paulo. Diante do imprevisto, Marcelo, o síndico, investiga os diferentes espaços do prédio à procura do culpado, ao mesmo tempo que lida com os seus moradores mesquinhos. Enquanto as tensões aumentam, os preconceitos de um país desigual mostram sua verdadeira face.
Ficção, 23 minutos.
Tecido, Sigilo (Brasil, 2021)
Direção: Lucílio Jota
Sinopse: Tecido, Sigilo é um curta documental experimental que investiga a forma em que os corpos pretos são percebidos nos espaços através da sua vestimenta. Discute a relação corpo-embalagem, embalagem-espaço. Com a participação de profissionais negras da moda como a Lena Santana Glew e Angela Brito. E outras figuras que tem o trabalho ou vivência pessoal em contato com esse diálogo, como Lázaro Ramos e Hélio de la Peña.
Documentário, 15 minutos.
Quanto Mais (Brasil, 2021)
Direção: Lucas de Jesus
Sinopse: João só queria lutar por um mundo melhor e mais justo, mas uma triste realidade vem à tona.
Ficção, 14 minutos.
Pai Nosso (Brasil, 2021)
Direção: Jonas Chadarevian
Sinopse: Uma família tradicional de São Paulo espera por um padre para a celebração de um evento importante.
Ficção, 13 minutos.
Pandelivery (Brasil, 2021)
Direção: Antônio Silva Matos e Guimel Salgado
Sinopse: Na maior pandemia deste século, milhares de desempregados estão se tornando entregadores de aplicativo para sobreviver. Submissos a um sistema de exploração, buscam melhores condições de trabalho enquanto lidam com suas duas maiores preocupações: o covid-19 e a fome.
Documentário, 15 minutos.
07/11 DOMINGO
Panorama Latino Americano 2
15h – Estação Net Botafogo 1
17h – FesthomeTV – disponível por 24h
Ano Sabático (Colômbia, 2020)
Direção: David David
Sinopse: Carolina é uma conhecida cantora venezuelana que teve que migrar para a Colômbia e trabalhar como empregada doméstica por causa da crise política em seu país. Agora ela tenta retomar sua carreira artística.
Ficção, 12 minutos.
No Nos Soltemos Más (Chile, 2021)
Direção: Alkisti Efthymiou
Sinopse: Em meio ao surto social e à pandemia que atingiu o Chile, Alkisti (32), uma grega que mora em Santiago, e Mara (4), filha de sua colega de casa, são forçadas a um confinamento progressivo. Durante esse momento de crise, Alkisti decide registrar o espaço com Mara, revelando jogos, diálogos e preocupações compartilhadas que vão levar a uma história sobre feminilidade, sobrevivência e cuidado coletivo.
Ficção, 13 minutos.
Cinco de Junio (México, 2021)
Direção: Humberto Flores
Sinopse: Um grupo de pessoas a caminho de um protesto é sequestrado e mergulhado na escuridão. Nós os seguimos em sua jornada, sem saber se eles verão a luz novamente.
Ficção, 15 minutos.
Todo Es Culpa de la Sal (Colômbia, 2020)
Direção: María Cristina Pérez
Sinopse: A filha caçula de uma família de preguiçosos reconstrói memórias com seus pais e seus três irmãos, Por trás do humano de uma família normal, o espírito selvagem aparece nos detalhes da vida cotidiana que se tornam indomáveis na memória.
Ficção, 10 minutos.
Bobbin (Argentina, 2021)
Direção: Virginia Scaro
Sinopse: Um grupo de atores venera um misterioso objeto que eles acreditam ser a base mágica para seu sucesso.
Ficção, 26 minutos.
Competição Internacional 4
17h – Estação Net Botafogo 1
19h – FesthomeTV – disponível por 24h
Det Er I Jorden (Dinamarca, 2021)
Direção: Casper Kjeldsen
Sinopse: A vida de Karoline é virada de cabeça para baixo quando seu pai, Kjeld, começa a cavar um buraco em seu jardim loucamente. Os dias seguintes se tornam um pesadelo quando a cova se transforma em um túmulo e a terra, que está na família há gerações, puxa Kjeld cada vez mais para o fundo.
Ficção, 14 minutos.
Ronde de Nuit (França, 2021)
Direção: Julien Regnard
Sinopse: Um casal sai correndo de uma festa glamorosa. No caminho para casa, uma discussão provoca um violento acidente de carro. Ao recuperar a consciência, George vê que Christina desapareceu. Começa uma verdadeira descida ao inferno.
Animação, 12 minutos.
Inherent (Dinamarca, 2021)
Direção: Nicolai G.H. Johansen
Sinopse: O horror gótico encontra o romance adolescente de uma pequena cidade enquanto seguimos uma menina vagando pelas ruas, olhando para um garoto. Logo fica claro que ela está ligada a alguma coisa. No sótão de sua casa vive uma presença sinistra a quem ela serve. À medida que a paixão aumenta, ela fica dividida entre seus desejos e seus laços.
Ficção, 16 minutos.
Bestia (Chile, 2021)
Direção: Hugo Covarrubias
Sinopse: Inspirado em fatos reais, “Bestia” entra na vida de uma agente da polícia secreta durante a ditadura militar no Chile. A relação com seu cachorro, seu corpo, seus medos e frustrações, revelam uma fratura macabra em sua mente e em um país.
Animação, 16 minutos.
Tundra (Cuba, 2021)
Direção: José Luis Aparicio
Sinopse: Walfrido Larduet, um inspetor elétrico solitário, sonha com a Mulher Vermelha, cuja imagem persiste e se torna uma obsessão. Algo lhe diz que está perto. Ao longo de um dia, Walfrido seguirá sua trilha enquanto caminha pelos subúrbios de uma cidade infestada. Com as atuações de Mario Guerra, Neisy Alpízar, Laura Molina, Jorge Molina, Jorge Enrique Caballero, Roberto Romero e Manuel Romero.
Ficção, 30 minutos.
Debate com os realizadores da Competição Nacional 3
18h – Canal Youtube Festivalcurtacinema
Moderação: Ana Lidia Guerrero e Gustavo Duarte, curador do festival