Prefeitura de Fortaleza anuncia o Projeto Cinema nos Terminais
O cinema funcionará em todos os dias da semana, das 13h às 21h, com acesso gratuito por meio do Bilhete Único Fortaleza
O prefeito Roberto Cláudio e o secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, anunciaram, nesta segunda-feira (18/11), na Praça do Ferreira, o novo projeto Cinema nos Terminais. A ação consiste na instalação de salas de cinema nos sete terminais de ônibus da Capital, por meio de estruturas de contêineres equipados e totalmente adaptados, para a exibição gratuita de filmes nacionais e estrangeiros, de curta e longas-metragens, com objetivo de democratizar o acesso à Cultura por meio do cinema.
A implantação das salas de cinema está prevista para ocorrer de forma gradativa nos terminais, com inaugurações previstas de abril a junho de 2020. O cinema funcionará em todos os dias da semana, das 13h às 21h, com acesso gratuito por meio do Bilhete Único Fortaleza. O investimento estimado da Prefeitura de Fortaleza para realização do projeto é de R$ 4,2 milhões.
Para a estrutura das salas serão utilizados contêineres de 6 ou 12 metros de comprimento, adaptados com rampa, corrimãos, sistema de climatização, tratamento acústico, mobiliário e instalações de áudio e vídeo. Cada estrutura comporta de 28 a 45 espectadores sentados por sessão, a depender da estrutura montada em cada terminal.
A iniciativa tem como finalidades levar entretenimento de qualidade aos usuários dos terminais de ônibus como alternativa de lazer e cultura nos momentos de espera; descongestionar as linhas de ônibus nos horários de pico, possibilitando às pessoas a oportunidade de aproveitar o cinema e pegar ônibus em horário mais livre; e proporcionar uma programação de filmes variada, definida por curadoria especializada.
Programação
A programação das sessões será definida por curadoria após realização de pesquisas nos terminais. Com a definição do público-alvo, serão selecionados os filmes a serem exibidos. Também serão realizadas parcerias com a Vila das Artes, para a exibição de vídeos realizados por alunos da Escola Pública de Audiovisual, e com outras instituições (Universidade Federal do Ceará, Porto Iracema, Cine Ceará, entre outros).
Apresentação do projeto
A Praça do Ferreira, pela simbologia histórica, localização central e fluxo diário de pessoas, foi o local escolhido para o novo projeto ser apresentado à população. Para isso, foi instalada uma estrutura simulando o container que ficará nos terminais. Durante o evento de lançamento, o público presente pode assistir ao filme “O Shaolin do Sertão”.
Até quarta-feira (20/11), a estrutura permanecerá no local, exibindo filmes de forma gratuita. Serão exibidos os filmes “O Shaolin do Sertão” (Halder Gomes, 2016), “Shazam” (David F. Sandberg, 2019), “Minha mãe é uma Peça 2” (César Rodrigues, 2016), “Homem-Aranha de volta ao Lar” (Jon Watts, 2017) e “O Rei Leão” (Jon Favreau, 2019).
Programação cinema na Praça do Ferreira
19/11/2019 (terça-feira)
13h – 14h40min: O Shaolin do Sertão. Classificação: 12anos.
14h50min – 17h03min: Homem-Aranha: De volta ao Lar. Classificação: 12anos.
17h13min – 18h36mim: Minha Mãe é uma Peça 2. Classificação: 12 anos.
20/11/2019 (quarta-feira)
13h – 15h12min: Shazam. Classificação – 12anos
15h22min – 17h20min: O Rei Leão. Classificação – 10 anos.