Berlim lidera ranking de mobilidade urbana; São Paulo fica em penúltimo lugar

Berlim é líder mundial em mobilidade urbana, de acordo com o estudo Mobility Futures da Kantar. A capital alemã está no topo devido às suas viagens econômicas e facilidade de acesso a uma ampla variedade de infraestrutura de transporte público e serviços de compartilhamento de viagens. Por outro lado, devido à infraestrutura pública limitada, São Paulo ficou em penúltimo lugar no ranking de 31 cidades, vencendo apenas de Nairóbi, capital do Quênia.

Top 10 do ranking de Mobilidade Urbana Kantar

 

Ranking Cidade Pontuação
1 Berlim 90.7
2 Auckland 90.0
3 Moscou 84.1
4 Nova York 82.9
5 Munique 79.5
6 Milão 79.0
7 Montreal 78.5
8 Varsóvia 78.4
9 Londres 75.1
10 Paris 74.7
30 São Paulo 29.7

O estudo é baseado em mais de 20.000 entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes frequentes em 31 cidades, juntamente com entrevistas detalhadas com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo. Ele visa ajudar no planejamento e desenvolvimento de transporte urbano em todo o mundo e a moldar estratégias de negócios para novos e já existentes players no setor dos transportes e mobilidade.

Mobility Futures também deu origem a outros rankings, com São Paulo se posicionando bem em dois deles. Na lista de cidades com os Usuários Mais Conscientes – que mede quantos dos entrevistados usam meios de transporte com taxas baixas de emissão de dióxido de carbono -, a capital paulistana fica em oitavo lugar.

Segundo a análise, as cidades asiáticas lideram o top 10, com Tóquio ocupando o primeiro lugar, seguida por Pequim e Singapura. Isso é causado por uma baixa proporção de motoristas solitários e uma alta proporção de caminhantes, ciclistas e usuários de transporte público. Na Europa, Londres se classifica como a cidade de passageiros mais amigos do ambiente por causa de sua extensa rede ferroviária e subterrânea.

Top 10: Usuários Mais Conscientes

 

Ranking Cidade Pontuação
1 Tóquio 84.7
2 Pequim 78.6
3 Singapura 73.3
4 Nairóbi 72.3
5 Londres 69.6
6 Copenhage 68.5
7 Seul 68.1
8 São Paulo 66.4
9 Amsterdã 65.2
10 Moscou 64.6

São Paulo se posiciona bem em uso de apps de mobilidade, mas têm viajantes infelizes

 O segundo ranking do Mobility Futures no qual São Paulo se posiciona bem é o de número de apps usados para mobilidade (que incluem serviços de navegação e mapeamento, planejadores de rotas, provedores de compartilhamento de carros, provedores de compartilhamento de bicicletas, provedores de transporte público local). Cada usuário usa em média 4 aplicativos, deixando a cidade em 8º lugar – o que não é necessariamente um sinal de avanço ou não.

As maiores cidades da América Latina estão atrás do resto do mundo no que diz respeito à mobilidade das cidades. São Paulo e a Cidade do México (25º lugar) estão significativamente abaixo da média na análise de Kantar. Infelizmente, isso se traduz em passageiros muito infelizes – com as duas cidades ficando na parte inferior do índice de Felicidade dos Usuários (São Paulo nº 28; Cidade do México nº 30).

Outras descobertas da pesquisa

  • O carro ainda é rei: apesar das crescentes preocupações ambientais, os passageiros ainda amam seus carros por causa do símbolo de status, conveniência ou muitas vezes por necessidade. Globalmente, 39% dos viajantes urbanos dirigem sozinhos para trabalhar – mais do que qualquer outro modo de transporte. E com o transporte público provocando a resposta emocional mais negativa de todos os modos de transporte, não é surpresa que as pessoas estejam optando pela facilidade e conforto de um veículo particular.
  • Amsterdã e Copenhague abrigam os passageiros “super-ciclistas” do mundo, classificados em nº1 e nº 2 no índice do ciclo de Kantar, respectivamente. Pequim vem em terceiro.
  • Os residentes de Tóquio e Manchester são aqueles que mais andam a pé do mundo, com a proporção de passageiros que optam por caminhar para o trabalho atingindo 18% e 16%, respectivamente.
  • O Sudeste Asiático também lidera o uso de aplicativos de viagem. Os residentes de Mumbai e Jacarta usam, em média, mais de cinco aplicativos para navegar dentro e fora da cidade. Na China continental, o número médio de aplicativos é menor que o resto do mundo, já que os fornecedores de compartilhamento de carros e bicicletas já se integraram a outros aplicativos mais amplamente utilizados, como o Baidu, para tornar suas ofertas ainda mais acessíveis.

“As grandes cidades do mundo são lugares emocionantes e energizantes para se viver – mas, à medida que as populações aumentam e o ritmo da vida se intensifica, a mobilidade urbana representa um desafio crescente”, afirma Guillaume Saint, líder global de automotivo e de mobilidade da Kantar. “Nossa pesquisa revela que um dos maiores desafios que as cidades globais enfrentam hoje é afastar os passageiros da conveniência e conforto de seus carros e optar por opções de transporte mais sustentáveis. Compreender os pontos de dor e a resposta emocional das pessoas será essencial para promover uma mudança comportamental significativa.”

A pesquisa completa estará disponível em novembro.

Sobre Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

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