Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

5 tendências do varejo físico para 2023

Com projeção de crescimento, o varejo começa o ano quente e com potencial de crescimento para confirmar tendências da NRF

Na NRF, a maior feira de varejo do mundo, muito se falou da importância de investir no varejo físico em 2023. Em janeiro e fevereiro, respectivamente, o segmento deve crescer 4,7% e 6,4%, de acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Os números reforçam que algumas das tendências e apostas, já consideradas eficazes, terão espaço para crescer ainda mais ao longo do ano.

Os novos investimentos realizados em lojas físicas devem focar em personalizar cada vez mais a jornada de compra, oferecendo experiências exclusivas para os visitantes e fortalecendo o relacionamento entre cliente e marca. “O ano de 2023 já começou com duas palavras muito importantes para o varejo, que seriam tecnologia e fricção. Com isso, o varejo físico deverá estar cada vez mais tecnológico e com cada vez menos fricção nas jornadas”, destaca Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, ERP completo para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV).

Juntando a sua expertise na área aos novos hábitos de consumo, Juliano elenca em cinco pontos as principais tendências para o varejo físico em 2023. Confira a seguir:

1. Integração de canais

Com o desdobramento da omnicanalidade, espera-se que os varejistas que ainda não expandiram suas vertentes comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais. “O objetivo é oferecer autonomia aos consumidores, que podem comprar na loja e receber em casa, ou comprar em casa e retirar na loja. O varejo omnichannel veio para ficar, e deve se aprimorar neste ano”, comenta Juliano, que observa a tendência desde 2020.

2. Atenção à geração Z 

Outro ponto a se atentar são os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.

 

3. Investimento em tech

Em termos de economia de tempo, Juliano observa algumas estratégias que se mostram bem-sucedidas, aplicadas principalmente em lojas de porte médio e grande. “Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento e computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto num tamanho e cor pré-determinados, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas e que devem permanecer em ascendência neste ano”, aposta.

4. Lojas inteligentes

Usufruindo de inteligência artificial e monitoramento das lojas, é possível coletar dados para melhor disponibilizar os produtos no estabelecimento e torná-lo mais atraente. “Dados são informações, e informações são um capital extremamente importante em qualquer negócio. Através da análise de dados podemos ter noção dos produtos mais buscados numa loja física, prevendo tendências e podendo alavancar o interesse dos consumidores pela marca”, explica.

5. Atendimento ao cliente

Não menos importante, a última observação que o CEO acredita ser um ponto crucial para o varejo em 2023 é o atendimento ao cliente. Quando vem a ser negativo, faz com que 64% das pessoas desistam de realizar compras no espaço físico da loja, segundo estudos da Opinion Box e da plataforma de marketing Dito. “Realizar treinamentos frequentes com colaboradores e atendentes faz diferença na hora que uma marca impacta o seu consumidor. Oferecer uma boa experiência não deve ser subestimado”, finaliza Juliano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.