45% dos entregadores do iFood tiveram aumento de renda após concluírem programa de formação no Ensino Médio
Iniciativas reforçam compromissos da empresa assumidos como membro da Good Work Alliance, do Fórum Econômico Mundial
Comprometido em ser um agente de transformação social, o iFood enxerga a educação como uma poderosa ferramenta para reduzir desigualdades em uma realidade marcada pela falta de oportunidades, sendo a lacuna no ensino uma das principais causas desse cenário. Neste contexto, a companhia oferece oportunidades educacionais às pessoas que fazem parte do ecossistema do delivery, incluindo entregadores, empreendedores e funcionários dos estabelecimentos parceiros da plataforma, o que vem gerando crescimento de renda e perspectivas para essas pessoas.
Entre os entregadores, 45% afirmam que tiveram um aumento de renda após se formarem na educação básica por meio do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece bolsas 100% gratuitas para se prepararem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), promovido e validado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep). Dos entregadores que se formaram em 2023, 28% respondeu que está estudando em algum curso após o programa, em pesquisa realizada pelo iFood.
O iFood também aposta no Decola, uma plataforma online de aprendizagem contínua voltada a melhorar o conhecimento dos parceiros, principalmente, sobre operar no aplicativo e ampliar a renda. Os entregadores que fizeram os cursos passaram a ter 23% a mais em ganhos diários. Há atualmente 66 cursos na plataforma, realizados por um milhão de entregadores.
“Vemos a educação como ferramenta para gerar redução de desigualdades no nosso ecossistema. Nossa visão é que todo parceiro que entra no iFood terá acesso a mais oportunidades por meio do ensino. Acreditamos que esse investimento é essencial para sermos um agente ativo na transformação social, promovendo equidade socioeconômica no Brasil e ampliando a possibilidade de escolha a todos”, afirma Renata Citron, diretora de Educação do iFood. “As iniciativas vão ao encontro dos compromissos do iFood que foram assumidos como membro da Good Work Alliance, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, que inclui oferecer acesso universal à conclusão do Ensino Médio e trilhas de aprendizagem contínua, que é o Decola, nossa plataforma de cursos rápidos e de graça para apoiar a jornada digital do entregador”, explica a executiva.
Quando questionados sobre a importância dos estudos, 84% dos entregadores do iFood acredita que ter acesso à educação pode impactar positivamente na carreira no delivery ou em outras áreas.
Meu Diploma do Ensino Médio
Com o programa, o iFood investe na formação de jovens e adultos que fazem parte do ecossistema de delivery e não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico. Cerca de 6 mil entregadores já foram aprovados nos anos anteriores. Em 2024, o projeto ofereceu 25 mil bolsas de estudos. Deste total, cerca de 10 mil entregadores prestaram a prova e aguardam o resultado.
Hoje, 26% dos entregadores cadastrados no iFood ainda não concluíram o Ensino Médio, o que representa um universo de 120 mil pessoas. Vontade de estudar não falta: 76% deles tem interesse em finalizar essa etapa de formação, o que representa aproximadamente 70 mil entregadores da base ativa da plataforma, segundo pesquisa interna do iFood.
Alguns buscam alcançar novos voos: 69% tem interesse em fazer faculdade ou algum curso superior, como é o caso da entregadora Raiane: “Pretendo ingressar na Faculdade de Medicina Veterinária, por isso, vim concluir meus estudos”, conta. Entre os participantes, os principais objetivos para a participação no programa foram: cursar uma educação superior, conquistar oportunidades de trabalho e promover o desenvolvimento profissional e pessoal.
Aqueles que conquistaram o diploma do Ensino Médio por meio do programa relatam um impacto positivo significativo em suas vidas, como oportunidades de crescimento (30%), motivação para estudos futuros (25%) e impactos pessoais e profissionais positivos (20%).
Este ano, a companhia ampliou o alcance do programa, incluindo, além dos entregadores, os donos e funcionários de estabelecimentos parceiros, já que 14% desses empreendedores não concluíram o Ensino Médio. Na edição 2024, 2,6% de todos os inscritos nacionalmente no Encceja faziam parte do ecossistema do iFood. Cerca de 10 mil parceiros do iFood aguardam o resultado da prova, que será divulgado em 23/12. As inscrições para a edição 2025 serão abertas em breve.
Para a sociedade
O iFood também adota uma visão sistêmica que abrange a educação básica e tecnológica voltada para toda a sociedade. Para isso, a empresa mantém parcerias estratégicas com organizações influentes, como Todos pela Educação, MovTech, e Fundação 1Bi, para promover a educação de forma mais abrangente.