157 anos da ACC/Troféu Carnaúba. Homenagem a um verdadeiro líder: João Carlos Paes Mendonça

Empresário João Carlos Paes Mendonça recebe Troféu Carnaúba das mãos do Dr. João Porto Guimaraes, presidente da ACC.

Ele lidera, com maestria, um dos conglomerados econômicos mais respeitados do Nordeste, conhecido como Grupo JCPM, renomado no setor de supermercados.

Texto Rogério Morais
A renomada Associação Comercial do Ceará (ACC) comemorou seu 157º aniversário em um evento marcante, na casa da Indústria-FIEC, celebrando uma longa jornada de dedicação incansável ao crescimento econômico do Estado do Ceará. Como é tradição, o destaque da celebração deste ano foi a entrega do prestigioso “Troféu Carnaúba 2023” a um empresário visionário e de muitos sucessos, cuja história personifica a força e a determinação dos empresários nordestinos.

O homenageado do Troféu Carnaúba 2023 é ninguém menos que João Carlos Paes Mendonça, uma figura notável cuja jornada extraordinária é um testemunho de sua dedicação e contribuições para o cenário econômico brasileiro. Ele lidera, com maestria, um dos conglomerados econômicos mais respeitados do Nordeste, conhecido como Grupo JCPM, renomado no setor de supermercados.

Em um discurso eloquente, o empresário Paes Mendonça fez justa saudação a cearenses de destaque no cenário regional, “sem esquecer o Edson Queiroz que foi meu amigo e outros nomes de referência que sigo acompanhando e admirando como Tasso Jereissati, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart, José Carlos Pontes, Edi Rolim, Roberto Macedo, Deusmar de Queirós, apenas para citar alguns nomes”, ressaltou.

O Algodão
Relembrando a economia Nordestina como um todo, o empresário afirmou que o “comércio é meu DNA é minha casa e minha trajetória e nesse ambiente em que me conecto com minhas raízes, a trajetória do JCPM vem de longe. “Já foi dito que tudo começou em 1935 na Serra do Machado no interior de Sergipe, foi lá que aos nove anos eu já fazia companhia ao meu pai, Pedro Paes Mendonça, no balcão da mercearia aprendendo as primeiras lições do oficio de comprar e vender, desde esse tempo até hoje somos setenta seis anos de trabalho ligado diretamente ou indiretamente ao comércio”, acrescentou.

O homenageado fez um paralelo à própria histórica da jornada da associação e o esforço de sua família, com o ressurgimento da economia cearense que começou há 150 anos, impulsionado pelo algodão e enriquecido posteriormente pelo café, açúcar, couro e peles de bovinos e caprinos. Essas commodities gradualmente ganharam destaque no domínio comercial, levando a um aumento na atividade econômica.

Para Mendonça, o cenário da província (cearense) se transformou juntamente com a economia, à medida que a urbanização se estabelecia, e ele lembrou, ainda no seu discurso, que “desde então percorri muitas cidades desenvolvendo os negócios, diversificando aprendendo com os meus erros e com os acertos e nessa jornada posso dizer que cheguei ao estado do Ceará em dois momentos”, assegurou.

A primeira chegada foi em 1939 à frente do grupo Bom Preço, foi atuando no setor de supermercado que tivemos naquele ano o contato mais próximo e fui aos poucos conhecendo minhas características e aumentando minha admiração pelos cearenses. Encontramos um empresariado aguerrido seguro de suas responsabilidades, capaz de se unir para ganhar forças com lideranças e a capacidade de atuação coletiva. Em poucos estados se via entidades de classe com tanta força como aqui, um empresariado preparado para gerir seis negócios e trabalhar diurnamente para conquistar seus objetivos, afirmou

“O meu segundo encontro aconteceu em 2012 foi quando começamos a construção do Shopping Rio Mar Fortaleza do então pouco valorizado bairro do Papicu passamos a fazer um trabalho conjunto com vários comerciantes locais e as autoridades que registro aqui que sempre valorizaram a nossa chegada isso deve valorizar os efeitos positivos do comercio de construção civil de quadra de seis metros quadrados totalizando cerca de 400 lojas” acrescentou.

“Essa parceria com o Ceará foi tão exitosa que dois anos depois estávamos iniciando a construção do segundo Shopping na capital cearense o Rio Mar Presidente Kenend. Hoje temos uma geração emprego perto de 8 mil postos de trabalho, resultado da nossa união com os lojistas que juntos conosco acreditaram no potencial dos projetos ao longo dessa nossa parceria com o estado que já dura onze anos seguindo aprendendo com os cearenses e me sentindo cada vez mais parte dessa terra”, finalizou.

Gratidão
O presidente atual da ACC, João Porto Guimarães, expressou gratidão a João Carlos Paes Mendonça, o homenageado do Troféu Carnaúba, reconhecendo seu papel fundamental no cenário econômico da região. Ele ressaltou como o brilhantismo de Mendonça ampliou a força da ACC e inspirou esforços coletivos em direção a um futuro mais digno.

O evento celebrou não apenas a longevidade da ACC, mas também o espírito duradouro do empreendedorismo que impulsionou o crescimento da economia do Ceará. Por meio da colaboração, resiliência e liderança visionária, a ACC e empresários como João Carlos Paes Mendonça continuam a moldar um futuro mais brilhante para a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar