Projeto inédito de jogos com foco em Educação Financeira no Ceará, expande atuação, e chega às escolas da rede pública de São Paulo

Os jogos, que passaram pela fase de monitoramento e avaliação envolvendo 20 mil alunos de escolas públicas do Ceará, chegam ao Sudeste no mês de maio, por meio de 19 escolas da rede pública de ensino de São Paulo.

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir! Unindo diversão e aprendizado, o Bank of América Merrill Lynch, United Way, Instituto Brasil Solidário e especialistas desenvolveram um projeto, com os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazendo uma proposta inovadora de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, com um método leve, divertido e interativo. A iniciativa, que surpreendeu com os resultados nas duas etapas de monitoramento e avaliação nos municípios de Pindoretama, Beberibe e Cascavel, no ano de 2017 no Ceará, chega na fase de expansão das ações com distribuição gratuita em 19 escolas da rede pública de ensino, em São Paulo.

O evento de lançamento do projeto em São Paulo, cuja expansão na capital paulista está sendo realizada junto a Junior Achievement, acontece no próximo dia 25 de maio, às 08h, na sede do Bank of America Merrill Lynch. Na ocasião, além de uma palestra de apresentação das experiências exitosas de aplicação dos jogos no primeiro ano do projeto, os educadores receberão um material de apoio, com orientações da proposta pedagógica e sugestões de sequência didática para serem desenvolvidas em sala de aula. O momento será de interação com o material, esclarecimentos sobre o manual de aplicação dos jogos e muita diversão e troca de informações na prática, com rodada de jogos entre os educadores que levarão a proposta para as escolas.

O Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira, estará no evento junto com dois educadores do município, que conheceram e participaram de perto do processo de transformação nas escolas que receberam e utilizaram todo o potencial de aprendizado dos jogos dentro e fora de sala de aula.

“Os municípios que estão tendo a oportunidade de participar desse projeto, com certeza estão saindo na frente, pois sabemos a importância de trazer pra escola essa temática da educação financeira e, é um assunto que está na nova base curricular sugerida pelo Ministério da Educação, então é um privilégio termos recebido em nossas escolas um material dinâmico, criativo e com tantas possibilidades de abordagem para os professores desenvolverem em suas disciplinas”, enfatizou o Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, os resultados finais de monitoramento da fase do projeto piloto, realizado por meio de uma avaliação externa, também serão apresentados no evento em São Paulo.

“Durante o acompanhamento do projeto piloto, o resultado apontou para um caminho muito positivo, de um material interdisciplinar, vimos professores que conseguiram não só agregar o conteúdo dos jogos em sua disciplina, mas motivar as turmas a fazerem pesquisa de campo, relacionarem as ações de economia e empreendedorismo junto com a família e ainda trazer a comunidade pra mais perto da escola com um dia todo dedicado a jogar com os familiares, então a expectativa é muito positiva para esse material chegar logo nas salas de aula de várias regiões”, ressalta Luis.

No Ceará, o projeto piloto foi lançado em junho de 2017, onde foram divididas escolas em três grupos controle, envolvendo educadores e alunos do Fundamental I e II dos municípios de Pindoretama, Beberibe e Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza. Em março deste ano, o projeto entrou na fase de nivelamento das informações nos três municípios participantes, onde todas as escolas se unem num grupo só, e tem acesso ao mesmo material de apoio com formações e acompanhamento de sequência didática. Somente nessa região, foram distribuídos cerca de 2 mil jogos para mais de 90 escolas, alcançando em torno de 20 mil alunos, que por meio desse material, estão tendo a oportunidade de potencializar habilidades importantes para a vida financeira, como planejar, julgar, decidir, poupar, escolher, identificar e lidar com riscos e a tomada de decisões.

A estrutura e conceituação dos jogos foram desenvolvidas pelo Bank of America Merrill Lynch, com o apoio de profissionais da área de ensino e especialistas em técnicas de jogos. O Instituto Brasil Solidário vem atuando como parceiro nessa iniciativa, com a missão de trabalhar a metodologia dentro das escolas e formar os educadores para o maior aproveitamento da proposta principal do jogo.


Sobre os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”

 

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. A intenção é unir o entretenimento à uma ferramenta que serve de complemento nas disciplinas já vistas em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.

Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado. Entendemos serem estes conceitos fundamentais capazes de por si mesmos aumentar a qualidade do comportamento financeiro e instigar os alunos a buscarem conhecimento mais aprofundado sobre planejamento financeiro em momento propício a cada um deles.

Para os alunos entre 6 a 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos. Já os estudantes entre 10 e 14 anos, o jogo de cartas “Bons Negócios”, visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

Sobre o Bank of America Merrill Lynch

Parceiro do IBS desde 2016, o Bank of America é uma das principais instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas e dos países em que está presente por meio do poder das conexões. Para isso, adota uma estratégia de crescimento responsável, com foco nas necessidades dos clientes, em um criterioso controle de riscos, visando à sustentabilidade em longo prazo. Bank of America Merrill Lynch é a marca para os negócios de banco comercial, investimentos e corretora, sendo um dos líderes globais também nesses segmentos. Na América Latina, possui escritórios em seis países, entre eles o Brasil, e atua no aconselhamento financeiro de empresas e investidores institucionais.

 

As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade.

 

SERVIÇO

Apresentação dos Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”

Data: 25 de maio

Horário: 8h

Local: Bank of America Merrill Lynch – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3400 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Confira o vídeo do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=MNkyeEq3gIc

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

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